ASSINE
search button

Ciência de buteco

Compartilhar

Será realizado mês que vem no Brasil o “Pint of science”,  evento criado em 2012 na Inglaterra que já levou discussões científicas contemporâneas para a mesa do pub, perdão, do botequim em 175 cidades de nove países. A edição brasileira promoverá cerca de 500 debates em 56 cidades entre os dias 14 e 16 de maio. Para se ter uma idéia da vastidão territorial e científica do evento, na noite de 15 de maio, por exemplo, enquanto moradores de Santo Antônio de Jesus, na Bahia, estiverem  descobrindo o que acontece com nossa memória quando envelhecemos, aqui no Rio o debate será sobre  os reflexos do comportamento humano nas mudanças globais. Os temas incluem ainda a febre amarela, criptomoedas, ou  (para fãs de C.S.I.) o  uso de biossensores em  investigações. Quem for assistir às palestras paga apenas o que consumir no bar. Para conhecer  programação completa basta acessar   www.pintofscience.com.br

Palco do Canecão 

O vereador psolista Leonel Brizola Neto faz troça com o PAPal (Partido do Apartamento da Paula Lavigne), a ala do partido que acende incenso. “Tem muita gente ali que pratica o ‘popismo’ e sonha em estar no palco do Canecão”, diz Brizola Neto. “E pode publicar, já sou conhecido mesmo como o Requião do PSOL”.

Sinergia 

O MEC acaba de atribuir nota máxima ao inovador curso de graduação em Segurança Pública da UFF.  Curioso é que há quase dois anos a Faculdade de Direito da universidade impôs o desligamento do curso, inicialmente associado àquela unidade, por meio de processo administrativo. Alegava  não haver “sinergia” entre direito e segurança pública. Foi  preciso a criação de um instituto, aprovado no ano passado pelo Conselho Universitário da instituição.  Detalhe: a Comissão Avaliadora do MEC era toda composta por professores de Direito.

Cena carioca 

Músicos _ a maioria instrumentistas de sopro _ moradores de Laranjeiras (onde mais?), estão indo pras janelas tocar o “Olê, olê, olê, olá” de Lula no horário do Jornal Nacional. Periga virar moda.

Maio amarelo 

O Detran vai fazer grandes blitzen educativas durante a conscientização do Maio Amarelo. Ao todo, serão 15 ações nos principais pontos da cidade onde existem mais condutores multados. Nos moldes da Lei Seca, as blitzen vão parar os veículos em grandes avenidas para conscientizar os motoristas. Ao invés de soprar os bafômetros, os motoristas receberão orientações para diminuir a imprudência ao volante. A primeira será em Copacabana, na Avenida Atlântica.

Mandinga 

Supersticioso é o secretário de Educação, Wagner Victer. Em qualquer refeição leva para acompanhar o prato uma pimenta dedo de moça das graúdas. “Toda obra que eu inauguro arranjo um jeito de fazer uma plantação de pimentas”. Então, tá.

Questão de ordem 

Tem raposas felpudas no PT do Rio estranhando os movimentos do ex-chanceler Celso Amorim, pré-candidato ao governo do estado. Celso não tem dado muita pinta de candidato por aí e todas suas entrevistas são sobre temas nacionais e não locais. Aí tem...

Última linha 

Favela artificial pra inglês ver em um festival de rock  cujos ingressos custam cerca de R$ 400? Apenas parem.

LANCE LIVRE

Começa hoje na Unip em São Paulo, o seminário “Caos e rigidez”. Ao todo, 12 profi ssionais ligados à saúde mental e à filosofia corporal conversarão sobre rumos e saídas possíveis para este que parece ser um momento de obscuridade total. A Suzano, segunda maior produtora de cellulose e eucalipto do mundo, resolveu ampliar seus horizontes e uniu forças à Cicero Papelaria para a confecção do primeiro caderno com folhas de papel Pólen. É aquele papel amarelinho, muito usado em livros. Antonio Florêncio de Queiroz Júnior foi eleito novo presidente da Fecomércio.