ASSINE
search button

Baile de máscaras

Compartilhar

A  eleição já começou na tradicional fábrica de máscaras Condal, em São Gonçalo, a única especializada em semblantes bem-humorados de políticos do país. O primeiro novo modelo a sair para o pleito de outubro próximo é o da candidata do PC do B, Manuela D´Ávila.  “Estamos aguardando ainda a confirmação de todos os nomes para preparar os lançamentos. Embora alguns mais antigos já tenham máscaras, como Lula ou Bolsonaro”, conta Gabriel Barros, diretor-artístico da Condal, empresa fundada em 1958 pelo artista plástico e professor de escultura da Universidade de Barcelona, Armando Valles, morto em 2007. Máscara não ganha eleição, mas os resultados das vendas de faces de políticos da Condal este ano trazem revelações interessantes. Segundo Gabriel, os últimos colocados no ranking dos mais vendidos são Sérgio Moro e Jair Bolsonaro, que venderam menos de 100 máscaras desde o começo do ano. Eduardo Cunha vendeu cerca de 300 e Lula, 400. O grande campeão, com mais de 1500 máscaras vendidas até agora, foi o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa. Fica a dica.

Cabum!! 

A privatização da Cedae voltando à pauta e pouca gente comentando sobre a Prece, o fundo de pensão da companhia. Durante anos, o polvo Eduardo Cunha comandou dali diversas operações suspeitas que geraram até um processo, hoje estacionado no STJ. É uma daquelas famosas bombas de efeito retardado que ainda vai explodir.

Data querida 

O deputado Wadih Damous vai mandar um bolinho para a ministra Carmem Lucia, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Faz um ano que ele protocolou uma representação contra o juiz Sérgio Moro, no CNJ, que ainda não entrou na pauta para votação. A ministra colocou e retirou da pauta, exatas 6 vezes. Duas em maio do ano passado, duas em março deste ano e agora mais duas na segunda quinzena de abril.

Longe de confusão

 Integrantes da torcida organizada Força Jovem do Vasco que precisavam apresentar-se à Cidade da Polícia em todos os jogos do time foram liberados dessa obrigação pelo juiz Bruno Ruliere, do Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos. Os 38 torcedores brigões deverão, porém, cumprir medidas cautelares, entre elas a proibição de frequentar qualquer evento esportivo, seja do Vasco ou não, e de manter contato com outros integrantes da torcida organizada. Caso descumpram as medidas, será decretada a prisão preventiva do brigão.

Agora vai? 

Começa a ganhar algum corpo a candidatura do antropólogo Rubem Cesar Fernandes, do PPS, ao governo do Rio. Na terça à noite, o deputado Comte Bittencourt reuniu um número robusto de vereadores e lideranças de todo o estado para um bate papo em torno de Rubem.

Downgrade 

Virou moda entre alguns políticos do primeiro time no Rio passar a usar modelos antigos de telefones celulares. Dizem eles que esses aparelhos são mais difíceis de grampear. A conferir.

Bola fora 

Em meio a um debate ontem sobre a falta de quórum nas sessões da Alerj, o deputado André Lazaroni tropeçou nas palavras: “É preciso entender que esse governo acabou”, discursou. Não haveria problema algum se não fosse André o líder do Governo na Assembléia. 

Porém... 

Lazaroni, faça-se justiça, tem razão em um ponto. Ontem, pela segunda vez na semana, não haviam nem 20 dos 70 deputados batendo ponto na casa. Assim, nada pode ser deliberado.  Ano eleitoral é fogo.

LANCE LIVRE 

• Os 124 anos de Ipanema serão comemorados hoje,  a partir das 8h30, com a festa organizada pela Prefeitura na Praça Nossa Senhora da Paz. Haverá show do grupo de pagode da Comlurb Chegando de Surpresa, com o gari Renato Sorriso, apresentação da Banda da Guarda Municipal e distribuição de mudas da Fundação Parques e Jardins.