ASSINE
search button

Brizola virtual

Compartilhar

Cazuza vislumbrava um museu de grandes novidades, e não é que tem gente levando a coisa a sério? Talvez por ausência de cabos eleitorais de maior impacto, Anthony Garotinho pretende circular pelo interior durante a campanha carregando um telão onde exibirá....discursos antigos de Leonel Brizola. A ideia  é sempre que possível promover debates em torno das ideias do velho caudilho. Fora comover brizolistas saudosos, ainda é cedo para avaliar o impacto dessa tática. Garotinho tem sido fiel a vários conselhos de seu ex-mentor. Um deles, era que eleição se ganha na pré-campanha. A corrida eleitoral propriamente dita seria apenas um retrato daquilo que fora trabalhado antes. Essa semana o clã do ex-governador comemorou algumas vitórias. Clarissa faturou a indicação pelo PROS para a Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Câmara. E já está acertado que a partir do mês que vem ela assumirá a presidência do partido no Rio. Os discursos de Brizola que Garotinho pretende usar na eleição terão de 20 a 30 minutos. Se isso der certo periga pintar na próxima eleição um holograma do Carlos Lacerda. 

Verbas para a cultura

O Governo acaba de oficializar R$ 80 milhões para uso em renúncia fiscal para patrocínio a projetos culturais este ano. Além disso, instituirá um Fundo Estadual de Cultura,  para o qual as empresas farão doações e receberão 100% de créditos de ICMS. Cada projeto aprovado no ICMS, terá ainda uma doação compulsória para o fundo, o que poderá elevar os recursos em mais R$ 10 milhões.

Capa de revista 

Um dos maiores especialistas do Brasil em Sustentabilidade Financeira de Organizações Sociais, Ricardo Levisky, que foi responsavel pela captação de recursos da OSESP e do Museu Judaico em SP, está apaixonado pelo Rio. Diante do caos que a cidade está vivendo, ele resolveu cair de cabeça na reestruturação do AfroReggae. Ricardo acredita que nunca o Rio precisou de ações transformadoras como a da ONG e quer também fazer a sua parte.

Rumo ao Senado 

Diante da resistência da deputada Marta Rocha em concorrer ao governo, o PDT pretende agora lançá-la candidata ao Senado.

Quem vem 

Astro do documentário “Eu não sou seu guru”, da Netflix, o americano Tony Robbins, estrategista de carreira mais badalado do planeta, está de passagem para o Brasil. Ele fará uma palestra em agosto, na São Paulo Expo, para cerca de 15 mil pessoas. A vinda de Robbins foi articulada pela Indústria do Conhecimento, empresa de Elany Leão que, investiu meio milhão de reais para bancar a vida do consultor, que tem uma carteira de clientes que vai de Bill Clinton ao Aerosmith, passando por nomes como Oprah Winfrey e Leonardo di Caprio.

Popularidade 

As mais recentes pesquisas eleitorais estão demonstrando que a rejeição ao MDB no Rio consegue ser maior do que ao PT.

Cena carioca 

O melhor do Brasil é mesmo o brasileiro. A frase que segue foi ouvida essa semana num ônibus da linha 439: “Senhoras e senhores, não vim pra roubar, não vim pra pedir, vim pra latir: Halls, Halls, Halls, um Halls a um real”.

Guerra particular 

As contas são de um renomado especialista em segurança do Rio. A cidade tem hoje 1.200 áreas conflagradas divididas por pelo menos 18 grupos armados. São três facções do tráfico e 15 grupos de milicianos. Se cada favela dessas tiver, por baixo, 50 fuzis (e algumas têm mais de 100) a Cidade Maravilhosa contaria hoje com 60 mil homens em guerra. É o tamanho de um exército, absurdamente armado e letal.

__________

LANCE LIVRE

Organizada pela historiadora Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho, a obra Arte Jesuíta no Brasil Colonial – Os reais colégios da Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco será lançada quarta-feira no Centro Loyola de Fé e Cultura.