ASSINE
search button

Eleição estranha

Compartilhar

“É como se você montasse um time de futebol e não soubesse quais são os outros que vão disputar o campeonato”, afligia-se ontem um dos coordenadores de uma das principais pré-campanhas para o governo do estado. A questão que o incomodava é a absoluta indefinição do quadro sucessório. Para ele, fora Índio da Costa e o nosso querido Professor Tarcísio, todas as demais candidaturas estão indefinidas. “É algo inédito, faltam cinco meses para a eleição e não sabemos quem de fato é candidato”, fazia coro o deputado Comte Bittencourt, do PPS. Depois de compôr aliança durante anos com o PSDB na Assembléia,  nem o PPS, nem os tucanos, sabem hoje o que fazer da vida. Após fracassar na tentativa de fazer da juíza Denise Frossard candidata, os dois partidos simplesmente não tem nomes a oferecer ao governo ou ao Senado. O PPS filiou aos 45 do segundo tempo o coordenador do Viva Rio, Rubem César Fernandes. Já o PSDB está conseguindo a proeza de se esfarelar ainda mais caso o deputado Carlos Roberto Osório, último candidato a um cargo majoritário pelo partido, confirme sua intenção de abandonar a vida pública. Tucanos já governaram o estado e o PPS esteve muito perto disso com Denise Frossard. A desimportância que essas legendas hoje ostentam diz muito sobre a decadência não só econômica, como política, do Rio de Janeiro.

Meu é meu 

A decisão da Secretaria de Segurança de requisitar 87 dos 146 policiais cedidos à Assembléia incendiou o plenário da Casa. Tem deputado defendendo que depois de devolvidos os policiais, os parlamentares não votem mais um só projeto do Executivo. 

Porre em números 

No último sábado, 15 estados brasileiros fizeram uma Mobilização Nacional das Operações Lei Seca em pontos de importante circulação de carros no país. Mais de 19 mil motoristas foram abordados e foi identificada embriaguez em 2.036 deles que foram impedidos de continuar dirigindo. Participaram da ação 2.613 agentes de trânsito e policiais. 

MAM em liquidação 1 

O artista plástico Luiz Zerbini, em cujo ateliê a turma das artes plásticas cariocas tem se reunido para discutir a venda das peças do MAM, acredita que existem outras formas de ajudar o museu sem se desfazer do acervo. “Somos todos a favor do MAM”, diz Zerbini. “Mas essas contas de que a venda dos quadros manteriam o museu simplesmente não conferem”.

MAM em liquidação 2 

O secretário estadual de Cultura, Leandro Monteiro, também se diz preocupado com a situação do museu. “Ninguém nos procurou em busca de alguma alternativa”, conta Leandro. “Vender o acervo deveria ser a última saída. Com toda a crise jamais cogitamos vender quadros do acervo do Banerj, por exemplo. Certamente podemos articular algum apoio ao MAM pela Lei de Incentivo à Cultura”.

Casa nova 

Depois de Gilberto Gil comprar apartamento no edifício Chopin quem está quase fechando a compra de um imóvel por ali é o cantor Milton Nascimento.

In vino veritas 

Dobrou de volume a feira Vinho na Vila do Rio, que será realizada entre os dias 18 e 19 de maio. A expectativa dos produtores é movimentar cerca de R$ 600 mil contra os R$ 300 mil do ano passado. Vinte e cinco vinícolas brasileiras levarão mais de 350 rótulos, todos nacionais, com apostas nas uvas Merlot e Malbec.

Firmeza  de princípios 

Lembram do advogado Victor Carrancas, que ao longo de 10 meses entrou com 60 processos contra o prefeito Crivella e depois retirou  todos? Foi nomeado ontem assessor da diretoria de administração do RioCentro. Espírito público é isso aí!

LANCE LIVRE

Luiz Otavio Nazar inaugura hoje o novo complexo de consultórios do Hospital Geral do Ingá ( Zona Sul de Niterói), comemorando os 50 anos da entidade.