Jornal do Brasil

Domingo, 22 de Abril de 2018 Fundado em 1891
Informe JB

Informe JB

Jan Theophilo


Ascensão do voto nulo

Jornal do Brasil

O eleitor que vai às urnas este ano está preplexo e disposto a cobrar muito. Esta é a conclusão de um estudo do professor Geraldo Tadeu Monteiro que se debruçou sobre os resultados eleitorais dos últimos 50 anos para prever que o pleito de 2018 será recordista em votos nulos neste período. Segundo ele, o índice de votos nulos poderá superar os 30%, equanto a média histórica é entre 5% e 6%. “É o voto de protesto ativo. O sujeito sai de casa e vai até a zona eleitoral só para votar nulo”, diz Geraldo que publicará o estudo completo em “O Brasil nas Urnas”, livro que reúne análises de seis cientistas pólíticos sobre o processo eleitoral. “É diferente do voto abstencionista, quando o eleitor sequer sai de casa para ir às urnas”. Para Geraldo, este é um resultado direto da polarização que começou em 2006 e se intensificou a partir de 2013. “O resultado é que teremos uma massa de eleitores votando com raiva como nunca vimos antes”, afirma ele.

Confiança 

O senador Lindbergh Farias manda um recado para a turma que tenta convencê-lo a desistir da reeleição para tentar uma vaga de deputado. “Falam muito do Flavio Bolsonaro, mas o pai dele desinflando ele já era”, avalia Lindbergh. “Vou para o pau. Convencido que uma vaga é minha e outra do Chico Alencar”. 

Sorriso Colgate 

De acordo com a ANS, os planos de saúde odontológicos registraram  em fevereiro deste ano 23,06 milhões de beneficiários, um aumento de 1,35 milhão de pessoas nos últimos doze meses encerrados em fevereiro. Os maiores percentuais ocorreram em Mato Grosso (16%), no Amapá (15%) e no Ceará (14%), enquanto a média nacional foi de 6% de aumento. A segmentação atende hoje quase 12% da população brasileira. 

Dá um dinheiro aí? 

O troca-troca de políticos entre as legendas está tão intenso esse ano que já tem gente achando que o sábado, data final para quem quiser trocar de partido, será mais importante que o 7 de outubro, dia das eleições. O motivo é a versação não tão republicana assim do milionário fundo partidário. 

Praia da desordem 

Sobre a nota de ontem relatando que as praias do Rio estavam uma zona durante o feriadão, a briosa Guarda Municipal informa que sua Operação Verão abordou  3.803 donos de cães nas areias e 404 casos de prática esportiva fora do horário. Sobre a altinha à beira-mar de 195 toques consecutivos, festivamente aplaudida anteontem pela galera ao meio-dia no Posto 9, nem uma palavra. 

Vida longa e próspera 

Começa amanhã no Centro Cultural Justiça Federal uma série de atividades em homenagem a série Star Trek (Jornada nas Estrelas). O ponto alto será um viradão na sexta-feira que terá, madrugada adentro,  exibição de mais de 20 episódios. De hoje a quinta-feira serão realizados debates sobre a ligação entre o Direito e Star Trek precedidos também da exibição de episódios. 

Ansiedade 

O nível de incerteza nas eleições do Rio é tamanho que ontem, as 17h55, Eduardo Paes garantia taxativo quando perguntado sobre seu futuro político: “ainda não decidi nada”.

LANCE LIVRE

O Museu de Arte do Rio resgata a memória do estudante secundarista Edson Luís, morto pela Ditadura Militar em 1968, com exposição de fotos de Evandro Teixeira. A pista de patinação no gelo do BarraShopping foi prorrogada e ficará instalada até o dia 15.

Com Bernardo de la Peña



Tags: artigo, informe, jan, jb, theophilo

Compartilhe: