ASSINE
search button

União das esquerdas

Compartilhar

Jan Theophilo [email protected] O PC do B lança amanhã, com festa na Fundição Progresso, o vereador de Niterói, Leonardo Giordano pré-candidato ao governo. É mais um nome para compôr do que para disputar,  depois dos movimentos desta  semana quando o partido tentou, em aliança com o PT, lançar Marcelo Freixo candidato. “Sempre trabalhamos na direção de uma visão unitária”, diz a deputada Jandira Feghali. O problema é que nem todo mundo que veste vermelho pensa assim. Na eleição de 2016, Jandira e o deputado Alessandro Molon tentaram, sem sucesso, uma aliança com Freixo. “Mesmo no segundo turno nós o apoiamos. Mas ele nunca quis conversa conosco. Não topou nenhuma agenda, reunião ou sequer exibiu nosso apoio na TV”, lembra a deputada. Ontem à tarde, pintou  uma surpresa. Sem combinar com os russos, o Partido do Apartamento da Paula Lavigne lançou uma carta aberta  pela união das esquerdas encabeçado pela própria, por Caetano Veloso e Luiz Eduardo Soares, entre outras celebridades. Formado por ex-petistas que não gostam de ser governo, o PSOL parece imbuído do propósito de perder mais uma eleição. “Freixo seria o nome mais viável, mas nada impede que surja outro”, pondera Jandira. “O importante é que a morte de Marielle exige de todos nós o compromisso moral de vencer esta eleição”.

Queimou a largada 

Já deu chabu no lançamento da candidatura de  Garotinho ao governo. Ele anunciou uma chapa que contaria com o PROS, PRP e PPL. Mas este último sequer apareceu no lançamento. “Nós pedimos a ele que não fizesse isso”, diz Vivaldo Barbosa, dirigente do PPL, “isso não significa repúdio. Mas temos outras conversas e não tomamos posição.”

Dia D 

Uma reunião hoje entre os deputados Hugo Leal e Alessandro Molon decide os rumos do PSB na eleição estadual. Hugo foi apeado do comando do partido com a filiação de Molon e ensaia uma filiação ao PSC. Caso os dois se acertem é dado como certo o apoio do PSB à candidatura de Índio da Costa, que com o PSC e o PRB, passaria a ter 12% do tempo de televisão.

Petróleo em debate 1 

O presidente em exercício da Alerj, André Ceciliano  lidera uma comitiva de parlamentares que vai hoje a Rio das Ostras se reunir com prefeitos e vereadores da região. Vai ouvir a opinião deles a respeito da restrição do regime de isenções fiscais à indústria do petróleo, o Repetro, previsto em projeto a ser votado em breve na Casa.

Petróleo em debate 2 

O assunto tem provocado polêmica e sofre resistência da indústria do petróleo, que argumenta que a restrição afetará a competitividade do Rio com relação a outros estados. Já na Alerj, Ceciliano e o deputado Luiz Paulo garantem que a adesão total ao Repetro representará uma perda de R$ 3,2 bilhões por ano para o estado. 

Bagunça 

É só mais uma das muitas razões para cidade estar uma zona. Mas a prefeitura conta hoje com apenas três reboques para toda a região do Centro e Zona Sul.

Sopa de letrinhas

 O troca-troca de legendas entre os políticos anda tão dinâmico que surpreende até quem é do ramo. Ontem, no aeroporto de Brasília, Chico Alencar pegou Pedro Paulo pelo braço. “Verdade que você está indo para o PT?”, Pedro, que deve ir para o PP, caiu na gargalhada.

Facebook 

Do publicitário Arnaldo Pires Cardoso: “hoje é o dia em que os especialistas em BBB e Th e Voice vão brigar sobre o STF”.

Bolinha 

Anthony Garotinho garantiu o PROS, mas anda  cheio de Contras.

LANCE LIVRE

Alunos do Colégio Dínamis promovem uma campanha de arrecadação de donativos para crianças do Pro Criança Cardíaca e Mundo Caslu. A UNISUAM promove, dia 28, a sexta edição do Conexão Marketing.

Com Bernardo de la Peña