ASSINE
search button

Anielle vem aí

Compartilhar

Passados os primeiros dias da execução da vereadora Marielle Franco, os bruxos que mexem o caldeirão das articulações do PSOL já tratam de pensar o futuro. A primeira providência é lançar Anielle Silva, irmã de Marielle, candidata a deputada estadual e puxadora de legenda do partido. Há um consenso que a tragédia apresenta grandes oportunidades, desde que se consiga fazer a rapaziada caminhar junta em alguma direção. O problema, para quem não entende do riscado, é que o PSOL mais parece uma zona eleitoral. A legenda consegue ser tão subdividida quanto o PT dos anos 80. Só em correntes internas já existem pelo menos seis: União Socialista; Comuna; Subverta; Comunismo e Liberdade; Liberdade Socialismo e Revolução; e Insurgência. Há ainda mais três correntes oriundas de rachas do PSTU: Movimento de Esquerda; Movimento ao Socialismo; e Movimento Operário Socialista. Isso naturalmente se nada tiver mudado até o fechamento desta edição. “Agora não cabe mais esse tipo de disputa”,  diz um dos dirigentes do partido. “A dor unifica”. 

Barrado no baile 

O presidente do PDT, Carlos Lupi, garante ser  “zero” a chance de Anthony Garotinho retornar ao seio do partido. “Até tínhamos algum diálogo com o filho dele, Wladimir”, diz Lupi. “Mas o problema é que a família quer entrar em bloco”. O destino do clã Garotinho parece ser mesmo o PROS.

Ovos com bacon 

Falando em PDT, Eduardo Paes segue firme em busca de apoio para sua candidatura ao governo. No sábado, tomou café da manhã na casa da deputada Cidinha Campos. Hoje, o desjejum será na casa da deputada Marta Rocha, pré-candidata do partido. Nesse ritmo, periga acabar engordando.

Poxa, Tarcisão 

O vereador Professor Tarcisio (PSOL) compartilhou em seu perfil do Facebook a primeira página do JB com o artigo da vereadora Marielle Franco. Mas tirou a referência ao editorial do jornal no pé da página. Ou seja, tirou o contraditório. Seria censura?

Papo de advogado 

Polêmica à vista. O TJ do Rio anunciou um sistema de mediação de conflitos pré-judiciais via internet. O consumidor escreve no site seu problema e o sistema faz o acompanhamento e os encaminhamentos. A OAB/RJ indignada, vai fazer uma manifestação terça feira na porta do tribunal. Alega a entidade que a mediação requer advogado.

Salve o verde 

O prefeito Marcelo Crivella deu uma dura na  Clínica São Vicente. Baixou decreto determinando que a instituição faça o replantio de espécimes de Mata Atlântica nativa em uma área equivalente  a 14 campos de futebol em sua propriedade.

Homem cordial 

Em elegante email, o pré-candidato do PT ao governo, Celso Amorim, confirmou que esteve sim em Salvador tomando uma cerveja quando o mundo caiu no dia seguinte à morte de Marielle, conforme registrou a coluna.  Mas esclarece que estava no intervalo de um seminário. “Agradeceria se pudesse sanar a impressão de que não dei atenção ao fato trágico ou que teria ficado indiferente a ele”, escreveu. Pela educação, fica o registro.

LANCE LIVRE

A UNESCO  lançou na internet a Biblioteca Digital Mundial, que reúne mapas, textos, fotos, gravações e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta. O endereço é www. wdl.org.  O Ministério da Cultura e o Iphan promovem  quarta-feira abertura do novo bloco de exposições do Paço Imperial.  Os Setores de Antropologia Biológica da UFRJ e da Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic apresentam, quinta-feira, no  Museu Nacional, a  reconstrução digital da face de um homem que viveu em terras cariocas há cerca de dois mil anos.

Com Bernardo de la Peña