ASSINE
search button

Seminário debate gestão de resíduos sólidos nas cidades

Compartilhar

A Comissão de Desenvolvimento Urbano promove, nesta terça-feira (17/10), um seminário para discutir avanços e entraves na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com enfoque nos impactos na qualidade de vida nas cidades.

O evento foi sugerido pelos deputados Givaldo Vieira (PT-ES), presidente da comissão, e Paulo Teixeira (PT-SP). Eles destacam que apesar da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - Lei nº 12.305/2010) ter colocado o País na seleta lista de nações que assumiram o enfrentamento do problema dos resíduos sólidos de maneira efetiva, ainda há dificuldades para sua plena execução.

>> Empresários podem aderir ao programa de logística reversa por meio das Federações

“Até o momento, apenas 40% dos municípios brasileiros conseguiram acabar com os lixões, cuja manutenção gera degradação do meio ambiente e impacto inevitável à saúde dos cidadãos”, disse Vieira. “Os municípios também não têm conseguido dar um tratamento adequado à coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos, de forma que apenas cerca de 15% das cidades têm programas de coleta seletiva”, acrescentou.

O seminário será dividido em duas mesas de debate.

A primeira discutirá a “Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios e seus impactos”; a segunda mesa tratará dos “Instrumentos da Política de Resíduos Sólidos”.

Participação popular

O evento, que será interativo, ocorrerá no plenário 12, a partir das 13 horas. Os cidadãos podem participar enviando perguntas e comentários pelo portal e-Democracia.

Fonte: Agência Câmara