ASSINE
search button

Pró-Ética 2017 recebe inscrições

Compartilhar

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) informa que estão abertas as inscrições para o Pró-Ética 2017. O prazo para participar da nova edição vai até o dia 28 de abril. A iniciativa, pioneira na América Latina, foi criada em parceria com o Instituto Ethos há quase sete anos. O objetivo é promover a integridade, a ética e a transparência no ambiente corporativo brasileiro, por meio do reconhecimento dos esforços das empresas que, independentemente do porte e ramo de atuação, investem em boas medidas de prevenção e combate à corrupção. 

Análise de Perfil e Questionário de Avaliação 

As empresas interessadas deverão solicitar acesso ao sistema, por meio de formulário eletrônico disponível no site do Ministério. Após receber uma senha de acesso ao sistema, serão disponibilizados os formulários Análise de Perfil e Questionário de Avaliação, que deverão ser devidamente preenchidos e enviados até o final do prazo de inscrição. 

Após conclusão e envio, é necessário aguardar a avaliação do Comitê Gestor do programa, formado por relevantes instâncias governamentais e da sociedade civil. A empresa que alcançar pontuação igual ou superior a 70 pontos (do máximo de 100) e, cumulativamente, atingir o mínimo de 40% em todas as áreas do questionário estará habilitada a compor a lista de Empresas Pró-Ética. 

Compromisso voluntário e benefícios 

Não é concedido à empresa incluída no Pró-Ética tratamento diferenciado nas suas relações com a Administração Pública. Trata-se de um compromisso com a ética empresarial, assumido de forma voluntária pelas corporações, o qual indica o esforço para colocar em prática medidas internas que reduzam a probabilidade de ilícitos e desvios – mas na ocorrência desses atos, garantam a detecção e interrupção, de forma célere, e a remediação de seus efeitos adversos. 

Entre os benefícios para as empresas que figuram na lista estão: reconhecimento público do comprometimento com a prevenção e combate à corrupção; publicidade positiva com a utilização da marca do Pró-Ética nos produtos de comunicação; avaliação do Programa de Integridade por equipe especializada do Ministério da Transparência e respectivo relatório com a análise detalhada e sugestões de aprimoramento.