ASSINE
search button

Tema da acessibilidade marca comemoração do Dia Mundial do Turismo

Compartilhar

Com o tema 'Turismo para Todos – promover a acessibilidade universal', o Ministério do Turismo comemorou, junto com o trade turístico, o Dia Mundial do Turismo, nesta terça-feira, 27 de setembro.

Este ano, o tema das comemorações é a acessibilidade, que tem gerado debates com vistas à promoção de políticas de estímulo à participação de pessoas com deficiência nos programas turísticos.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), representada pelo seu diretor Alexandre Sampaio de Abreu, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC (Cetur) e membro do Conselho Nacional de Turismo do ministério, participou da cerimônia de comemoração, ao lado do trade de turismo (empresários, profissionais da área, membros do MTur, parlamentares e a sociedade – grande parte representada por pessoas com deficiência).

O MTur deixou clara a importância da promoção de políticas de incentivo e projetos de inclusão de pessoas com deficiência em programas turísticos de todas as regiões do País. “Uma demanda já debatida há algum tempo pelo Conselho Nacional de Turismo, a fim de fomentar a atividade turística no Brasil”, afirmou Alexandre Sampaio.

O Conselho é um órgão colegiado com a atribuição de assessorar o ministro do Turismo na formulação e aplicação da Política Nacional de Turismo, consolidada pelo Plano Nacional de Turismo, que, por sua vez, apresenta as orientações estratégicas para o desenvolvimento da atividade no Brasil para os próximos anos.

O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, falou da importância do turismo brasileiro, ao comentar as contribuições do setor para o desenvolvimento econômico, social e para a erradicação da pobreza, ao gerar novos empregos.

Ressaltou ainda a importância da participação de todo o trade turístico no diálogo com a sociedade; na geração de oportunidades de emprego e empreendedorismo; no incentivo à inovação e ao conhecimento; e na regionalização como abordagem territorial e institucional para o planejamento.

“A acessibilidade tem sido uma preocupação constante do Ministério do Turismo. Acredito que estamos no caminho certo e o nosso planejamento para os próximos anos terá a acessibilidade como premissa. Mas precisamos trabalhar com empresários, parceiros e trade para alcançar o objetivo final de garantir que o turismo esteja ao alcance de todos”, afirmou o ministro.

Também estiveram presentes o diretor executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, que relembrou o sucesso da Paralimpíada no Brasil e elogiou as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Ministério do Turismo; a secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça, Rosinha da Adefal; o secretário de Turismo do Distrito Federal e vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Jaime Recena; e a atleta paralímpica do tiro com arco, Jane Karla.

Filme sobre acessibilidade

Alinhada ao tema definido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para a data especial este ano, a ação do MTur levou três personagens a destinos com atrativos acessíveis: Bonito (MS), Socorro (SP) e Porto de Galinhas (PE). O gran finale aconteceu no Rio de Janeiro, onde todos se encontraram para participar de eventos paralímpicos e passear pela cidade.

Os personagens João Paulo, Sabrina e Maristela nunca haviam viajado de avião. Além desse traço em comum, eles são pessoas com deficiência. João, 14 anos, perdeu os movimentos da perna em função de uma doença degenerativa; Sabrina, 17 anos, é deficiente auditiva; e Maristela, 49 anos, perdeu a visão há quatro anos. No dia 15 de setembro, eles embarcaram, a convite do Ministério do Turismo, para uma viagem inesquecível registrada em um vídeo para a sensibilização da importância da acessibilidade no turismo. O filme foi apresentado nesta terça-feira (27), na cerimônia comemorativa do Dia Mundial do Turismo.

Sabrina Marques, estudante do ensino médio, viveu a emoção de ser apresentada aos encantos de Bonito (MS), como flutuar no Rio Sucuri e conhecer a Gruta do Lago Azul. “Andar de avião foi uma sensação estranha, não sabia se era frio na barriga ou bolinhas tipo cócegas. Estava andando nas nuvens”, relembra animada.

Em Socorro (SP), os hotéis-fazenda Campo do Sonhos e Parque dos Sonhos, premiados por suas ações de acessibilidade, ofereceram a Maristela Batista atividades de pura adrenalina. Tirolesa, rafting, arvorismo e passeio a cavalo a iniciaram no turismo de aventura acessível. “Andar a cavalo me emocionou muito, senti uma sensação de liberdade que não sentia desde que perdi a visão”, disse Maristela, que viajou acompanhada do marido, Adalberto, também deficiente visual.

Aos 14 anos, João Paulo, cadeirante, pôde ver o mar pela primeira vez. Em Porto de Galinhas, experimentou a sensação de entrar na água, amparado pelo pai, também marujo de primeira viagem, e pela estrutura do projeto Praia sem Barreiras. O projeto é uma iniciativa do governo de Pernambuco, premiada como boa prática pelo Ministério do Turismo. “Foi melhor do que eu esperava, balança menos que o ônibus de Brazlândia”, comentou João Paulo.

O projeto prosseguiu no Rio de Janeiro, onde os convidados desembarcaram às vésperas do encerramento dos Jogos Paralímpicos. Na programação, banho de mar na Barra da Tijuca com o projeto Praias para Todos; passeio no bondinho do Pão de Açúcar; competição de atletismo no Engenhão; e cerimônia de despedida dos Jogos no Maracanã.

Neste dia 27 de setembro, os três personagens estiveram reunidos em Brasília para participar da cerimônia do Dia Mundial do Turismo realizado na sede do MTur, em Brasília.