ASSINE
search button

CNC no Festival de Turismo das Cataratas

Compartilhar

Durante o Festival de Turismo das Cataratas, que ocorreu entre os dias 15 e 17 de junho, em Foz do Iguaçu, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), defendeu que os megaeventos podem ser instrumentos de desenvolvimento econômico por meio da atividade turística.

Para que o turismo possa gerar empregos e renda, é importante que os novos negócios sejam baseados no perfil econômico já consolidado, ou potencial, da região. Essa foi uma das sugestões apontadas pelo conselheiro consultivo Eduardo Mielke, durante a sua palestra Megaeventos e Política Pública: Estratégias para um Legado Sustentável.

Mielke, que é doutor em Gestão e Desenvolvimento Turístico Sustentável pela Universidade de Málaga, na Espanha, aponta ainda como urgente a criação de um Sistema Municipal de Turismo integrado para possibilitar a gestão inteligente da Informação como Política Pública, o que seria eficiente para a criação de dados capazes de sustentar campanhas de pós-venda mais consistentes. Durante a palestra, o professor também ressaltou a necessidade de transformar os espectadores dos grandes eventos em visitantes e citou como exemplo o trabalho voluntário, que foi amplamente utilizado em Londres 2012. Segundo Mielke, a sustentabilidade nos Megaeventos tem ainda o desafio de tornar perceptível para investidores, executivos, legisladores, turistas e população local a importância do turismo como instrumento de geração de emprego e renda.

O conselheiro do Cetur/CNC destacou ainda a necessidade de Foz do Iguaçu se preparar para receber investimentos após a provável liberação dos jogos e cassinos, em função do posicionamento geográfico e pelo perfil turístico já atrelado à imagem da cidade.

O evento, que teve patrocínio da CNC, contou ainda com a participação do vice-presidente da entidade e presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana. “Nós que viajamos e rodamos por outros destinos sabemos da grandeza do Festival, que mesmo neste momento consegue atrair 6 mil pessoas. Isso demonstra a qualidade, e queremos que essa pujança do turismo de Foz do Iguaçu se expanda para o Paraná e o Brasil”, destacou.

Realizado anualmente, o Festival de Turismo das Cataratas já se consolidou como um dos mais importantes na geração de negócios e capacitação do setor. Além de atuar no fortalecimento e na divulgação do turismo nos âmbitos nacional e internacional, busca o desenvolvimento sustentável, enfatizando as inovações tecnológicas.