ASSINE
search button

Câmara de Turismo da Fecomércio-DF fomentará negócios para o setor

Adelmir Santana, presidente da Fecomércio-DF: ideia é ajudar governo a alavancar economia do DF

Compartilhar

Com a finalidade de ser um agente de interlocução entre a iniciativa privada e o Poder Público, a Fecomércio-DF lançou, na noite de 9 de junho, na sede da entidade, a sua Câmara Temática de Turismo e Hospitalidade.

O objetivo do grupo é fomentar negócios no segmento turístico e auxiliar o governo brasiliense na elaboração de políticas públicas e de um plano de ações para o turismo em Brasília. O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, esteve presente na solenidade.

Em seu discurso durante o lançamento da câmara, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, disse que deseja manter um diálogo aberto e permanente com o setor produtivo, para construir alternativas conjuntas de empreendedorismo, inovação e investimento. Para Rollemberg, a Câmara de Turismo da Fecomércio legitima as parcerias públicas e oferece a possibilidade de ações conjuntas entre o setor privado e o Estado. “Queremos formular ações na implementação de políticas para o setor de turismo. Temos a intenção de transformar o Distrito Federal em referência nacional em eventos no Brasil”, ressaltou o governador.

Já o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, destacou que a câmara auxiliará o governo a definir e executar projetos com mais eficiência. “Nós temos a oportunidade de incluir entidades e instituições com a proposta de colaborar com o turismo local. Queremos criar um turismo receptivo e ajudar o governo com alternativas que possam alavancar a economia do DF”, afirmou Adelmir.

Durante a solenidade, foi definida a Diretoria da Câmara de Turismo. O presidente do Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Distrito Federal (Sindeventos-DF), Francisco Maia, foi eleito presidente da câmara. O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), Jael Antonio, foi eleito primeiro vice-presidente, e a presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do DF, Claudia Maldonado, foi escolhida como segunda vice-presidente.

De acordo com o presidente eleito da Câmara de Turismo, Francisco Maia, o objetivo, a partir de agora, é possibilitar um presente diálogo com o governo, no intuito de encontrar alternativas que solucionem gargalos do segmento e que tornem o mercado mais competitivo na captação de eventos nacionais e internacionais. “Necessitamos crescer de forma organizada e sustentável, de modo a valorizar os entes que transformam Brasília em um dos principais destinos do nosso país. É preciso ações pragmáticas que melhorem as condições estruturais da cidade, de forma que nosso cliente seja o principal beneficiado desse crescimento”, apontou Francisco Maia.

Participaram do lançamento o governador do DF, Rodrigo Rollemberg; o secretário adjunto de Turismo do Distrito Federal, Jaime Recena; o secretário Executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves; o presidente do Conselho deliberativo do Sebrae DF, Luiz Afonso Bermudez; o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF, Joe Valle; o secretário adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour; o secretário adjunto de Relações Institucionais do DF, Igor Tokarski; o deputado distrital Agaciel Maia (PR); e presidentes de sindicatos e empresários dos setores de comércio e serviços de Brasília.