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Fecomércio-RN realiza última reunião da Câmara Empresarial do Turismo do ano

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A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio-RN) sediou, em 27 de novembro, a última reunião do ano da Câmara Empresarial do Turismo da entidade. O presidente da Federação, Marcelo Queiroz, abriu a reunião fazendo uma explanação sobre a situação do Hotel-Escola Barreira Roxa, gerido pelo Senac desde 2008, ano em que foi cedido pelo governo do Estado à instituição.

Queiroz explicou que a empresa vencedora da licitação, a pernambucana J.A.G Empreendimentos, após contestações feitas pela segunda colocada no certame, ficou impossibilitada de tocar a obra. “A licitação foi finalizada em 2011, e, por causa do processo judicial, as obras só começaram em fevereiro de 2013. Em maio de 2014 a JAG alegou que não podia mais continuar com o serviço. Foi então que o Senac reassumiu a estrutura para providenciar novo processo licitatório, e desde então, já investiu cerca de R$ 1 milhão na manutenção e na vigilância da estrutura, bem como na elaboração de novos projetos complementares para que possa ser refeita a licitação”, explicou o presidente. Ele esclareceu, ainda, que a licitação deve ser finalizada em breve, e em 2016 as obras devem ser retomadas.

Convidado a participar da reunião da Câmara pela primeira vez, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, falou sobre a programação do Natal na capital do Estado, realizada em parceria com o Sistema Fecomércio-RN, e do Carnaval 2016. O prefeito destacou que, apesar da crise e com planejamento, foi possível fazer uma programação semelhante à de 2014. “O clima de Natal movimenta a economia”, afirmou.

Carnaval

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), da Fecomércio-RN, em março deste ano, com a realização do Carnaval 2015, houve uma injeção de mais de R$ 54 milhões na economia da cidade, sendo o gasto médio por turista de R$ 295,67 – bem maior que o valor de R$ 210 registrado na alta estação. Já o natalense gastou, por dia, R$ 82,12 com o consumo de alimentos, bebidas e pequenas compras durante a festa do Carnaval. Além disso, o evento obteve uma nota média de 8,1, dada pelos foliões a sua estrutura. O coordenador da Câmara Empresarial do Turismo, George Gosson, reconheceu a importância dos eventos para o turismo e para a economia da cidade. “Ao longo dos anos, a propaganda boca a boca vai se firmando, e como Natal é uma cidade turística, isso é muito importante.” Também participaram da reunião os secretários Municipais de Turismo, Fred Queiroz; de Cultura, Dácio Galvão; de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcelo Rosado; de Governo, Jonny Costa; de Comunicação Heverton Freitas; e o diretor-geral do Procon Municipal, Kléber Fernandes.