ASSINE
search button

CNC – 70 anos em defesa do comércio brasileiro

Compartilhar

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo completa, em 30 de novembro de 2015, 70 anos de atuação em defesa dos interesses dos empresários brasileiros do setor. Nesse trabalho, a CNC atua em conjunto com 27 federações estaduais e sete nacionais, que agrupam mais de mil sindicatos patronais do comércio de bens, serviços e turismo. 

Após a fundação, em 4 de setembro de 1945, foi em 30 de novembro do mesmo ano que a CNC foi reconhecida pelo Decreto n° 20.068, como entidade representativa, no plano nacional, dos direitos dos interesses do comércio brasileiro.

Desde então, a CNC trabalha por avanços do setor em órgãos de jurisdição e consultivos, no Brasil e no mundo. Nesses organismos, a CNC contribui com as decisões e com a formulação de diretrizes de políticas econômica, administrativa, social e ambiental.

Como parte do seu compromisso com o fortalecimento do setor, a entidade também coordena o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio), que reúne federações e sindicatos das categorias econômicas do comércio em todo o Brasil.

No entanto, a atuação da CNC vai além de defender os interesses desses segmentos. A Confederação administra o Sistema CNC-Sesc-Senac, referência em ações em prol do desenvolvimento social.

Clique aqui e acesse a história da CNC navegando pela nossa linha do tempo.