ASSINE
search button

Comércio registra pior resultado no PIB desde 2009

Queda no segundo trimestre leva CNC a revisar para baixo suas previsões para a economia nacional

Compartilhar

O comércio brasileiro teve o pior desempenho no Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre de 2015. É o pior resultado para o setor desde o primeiro trimestre de 2009, segundo os dados das contas nacionais trimestrais divulgados hoje, 28 de agosto, pelo IBGE. O setor teve queda de 3,3% em relação ao primeiro trimestre de 2015.

Com dados piores que o esperado e a contínua deterioração dos indicadores antecedentes para os próximos meses, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisou sua previsão para o comportamento da economia brasileira, que era de -2,0% e passa a ser -2,8%. “Se confirmado, esse resultado representará a maior queda do PIB desde 1990 (-4,4%)”, afirmou o economista da CNC Fabio Bentes. 

As expectativas para o desempenho do comércio e do consumo das famílias no PIB de 2015 também foram revisadas para baixo (-7,4% e -2,7%, respectivamente). Além da queda expressiva do PIB, destaca-se, ainda, a maior variabilidade das expectativas tomadas pelo relatório Focus, do Banco Central.

Dados do PIB

A economia brasileira recuou 1,9% no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano, segundo dados sem ajustes sazonais divulgados pelo IBGE. Essa foi a maior queda do Produto Interno Bruto nessa base comparativa desde o primeiro trimestre de 2009, quando o País ainda se ressentia dos efeitos da última grande crise internacional.