ASSINE
search button

Multiplicadores conhecem resultados do Ciclo 2015 do Segs

Compartilhar

A CNC, por meio de sua Gerência de Programas Externos (GPE), promoveu o 17° Encontro de Multiplicadores do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs), nos dias 28 e 29 de julho. Esta foi a primeira vez que o encontro foi realizado por meio de videoconferência, contando com a participação de multiplicadores de 24 federações e colaboradores da CNC, no Rio de Janeiro e em Brasília.

O chefe do Departamento de Planejamento da CNC, Daniel Lopez, realizou a abertura do Encontro, ressaltando a evolução do Segs ao longo dos últimos oito anos. “Ações que pensamos lá em 2008, quando começamos o programa, estão se concretizando e é gratificante acompanhar essa evolução. Nosso empenho é fundamental, sempre praticando os melhores modelos de gestão para alcançar nossos objetivos”, afirmou Lopez.

A videoconferência foi conduzida pelo gerente de Programas Externos, Rodrigo Wepster, e pelo assessor Leonardo Fonseca, que apresentaram os resultados do Ciclo 2015, encerrado em julho. Os dados foram compilados a partir do novo Sistema de Gestão de Desempenho (SGD), que permitiu que as entidades sindicais aderidas ao Segs enviassem seus resultados por um sistema informatizado.

No Ciclo 2015, 448 entidades realizaram as Avaliações de Consenso, que é a avaliação que permite a certificação no Segs. Além disso, 512 avaliadores concluíram a Capacitação EAD, que os torna aptos a realizar a Avaliação de Consenso.

Indicadores prioritários

Este ano, uma das novidades do Segs foi a padronização da medição de indicadores prioritários para monitorar o desempenho das entidades, o que permite enfocar a melhoria da atuação onde é crítico. Os indicadores definidos em um trabalho conjunto com as federações foram Autossustentação, Imagem Institucional, Ações de Representação, Associativismo e Adimplência da Contribuição Sindical.

Segundo os dados informados pelas próprias entidades nas avaliações, observa-se que apenas 18% delas são autossustentáveis, ou seja, possuem a capacidade de assegurar sua sobrevivência financeira com receitas próprias. Já em relação às Ações de Representação, 14% das entidades realizaram mais de 120 ações no ano de 2014.

“O Segs está ganhando novos contornos a partir destes dados, passando a refletir a realidade do Sistema. Desse modo, podemos perceber as melhores formas de aprimorar a nossa representatividade frente às necessidades dos empresários”, afirmou Rodrigo Wepster.

A partir da interpretação dos dados, serão estabelecidas metas e construídos planos de ação para o segundo semestre de 2015 em diante, para a melhoria desses indicadores e em busca da excelência na gestão.

Sinergia entre áreas

No dia 28, os assessores Ênio Zampieri e Elielson Gonçalves, da Assessoria Legislativa da CNC, falaram sobre como a Rede Nacional de Assessorias Legislativas da CNC (Renalegis) pode colaborar para a melhoria dos resultados apresentados pelas entidades. “O ambiente legislativo pode ser um campo enorme para as entidades exercerem a sua representação, sem falar em ganhos com a imagem institucional. Com o devido acompanhamento, esse trabalho legitima as entidades como verdadeiras representantes do comércio”, afirmou Zampieri. 

Já no dia 29, foi a vez de Cristiano Costa, da Assessoria de Gestão das Representações (AGR) da CNC, explicar como o trabalho da Rede Nacional de Representações (Renar) pode auxiliar no desenvolvimento de ações de representação e na integração de iniciativas entre as diversas frentes em que as entidades podem atuar, melhorando os resultados relativos à representatividade.