ASSINE
search button

ICF de dezembro atinge o menor valor da série histórica

As perspectivas de consumo continuam em deterioração

Compartilhar

Após um ano de consumo desaquecido, inflação e juros elevados, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC),registrou em dezembro quedas de 0,9% (119,5 pontos) na comparação com o mês imediatamente anterior e 7,7% (129,5 pontos) em relação a dezembro de 2013. As perspectivas de consumo continuam em deterioração. O item de Momento para Duráveis atingiu novamente o menor valor da série histórica, com 98,1 pontos, abaixo da zona de indiferença (100,0 pontos), o que pode ser justificado pela taxa de juros ao consumidor que continua se elevando. 

Há alguns meses o grupo de Alimentos e Bebidas mostrava desaceleração no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), mas na última divulgação, referente a novembro, houve nova aceleração da inflação, com destaque para nova elevação no preço dos alimentos. O índice permanece acima da zona de indiferença (100,0 pontos), indicando um nível favorável.

O nível de confiança das famílias com renda abaixo de dez salários mínimos mostrou queda de 0,7% na comparação mensal. As famílias com renda acima de dez salários mínimos também apresentaram queda, de 1,7%. O índice das famílias mais ricas está em 119,9 pontos, e o das demais, em 119,6 pontos. Na mesma base comparativa, os dados regionais revelaram que a maior retração ocorreu na região Sul – de 4,2% –, e a melhor avaliação ocorreu na região Norte, com leve aumento de 0,2%.