ASSINE
search button

Menor crescimento anual do comércio desde 2003 sintetiza desaceleração do setor

CNC projeta altas de 3,1% em 2014 e 3,6% em 2015

Compartilhar

Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje pelo IBGE, o volume de vendas do comércio varejista apresentou variação +1,8% em relação a outubro de 2013. Na comparação com setembro, o aumento foi 1,0%. 

Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), embora o resultado mensal de outubro represente uma aceleração ante os 0,4% verificados na passagem de agosto para setembro, ainda é cedo para apontar uma tendência de crescimento mais robusto, visto que, em relação a outubro do ano passado, a alta de 1,8% é a menor para esse mês desde a queda de 2,9% ocorrida em 2003. O resultado também é inferior ao próprio ritmo médio de crescimento do varejo no acumulado do ano até outubro (+2,5%). 

Fabio Bentes, economista da Confederação, informa que a expectativa da entidade é que o volume de vendas feche 2014 com alta de 3,1% em relação ao ano anterior. Para 2015 a previsão é de crescimento de 3,6%. Ao final do ano deverão sobressair-se os ramos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+9,4%) e artigos de uso pessoal e doméstico (+7,9%). “O comportamento do varejo em 2014 pode ser explicado pela desaceleração no mercado de trabalho, pelo encarecimento do crédito e pela inflação ainda elevada”, explica o economista.