ASSINE
search button

Baixo crescimento afeta confiança do comércio

Icec recuou 1,0% em relação a outubro, considerados os ajustes sazonais

Compartilhar

Em novembro, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), recuou 1,0% em relação a outubro, considerados os ajustes sazonais. A queda de 2% no subitem que mede o grau de satisfação com as condições atuais do empresário do comércio foi o maior responsável pela retração mensal. Ainda nesse subitem, a crescente insatisfação com as condições econômicas atuais foi o maior destaque, ao recuar 4,0% ante o mês anterior, além das quedas das expectativas (-0,5%) e das intenções de investimentos (-0,8%). Já na comparação com novembro de 201 3 todos os nove componentes recuaram, levando o Icec a ceder 11,0% no período. 

A desaceleração no nível de atividade econômica verificado este ano é a grande responsável pelos resultados do Icec, afetando diretamente o empresário do comércio. Segundo a Confederação, o crescimento de 3,2% nas vendas em 2014 deverá ser o menor desde 2003 (-3,7%). Para 2015, a CNC projeta alta de 3,8%. “Embora o comércio ainda apresente taxas positivas em termos de variação do volume de vendas, o setor não está imune à desaceleração do mercado de trabalho, ao encarecimento do crédito e à inflação ainda em níveis elevados. Em novembro, os três subíndices que compõem o Icec – que medem as condições atuais, as expectativas e o crescime nto do empresários – apresentaram retrações nas comparações mensal e anual”, afirma Fabio Bentes, economista da entidade. Bentes destaca que a confiança dos empresários do setor registrará o menor nível médio desde o início da pesquisa, em 2011, acompanhando o comportamento das vendas, que encerrarão 2014 com o menor crescimento anual desde 2003. Para 2015 a tendência é que o nível de atividade do setor se mantenha moderado.

Ajuste sazonal: sujeitas ao comportamento sazonal do nível de atividade do comércio e da atividade econômica em geral, a partir de fevereiro de 2014 as séries passaram a ser dessazonalizadas por meio do método X-12 aditivo, permitindo a comparação mensal (mês sobre o mês anterior) dos componentes do Icec.