ASSINE
search button

Vendas do varejo terão menor crescimento anual desde 2003

Compartilhar

Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada hoje (14) pelo IBGE, o volume de vendas no comércio varejista brasileiro cresceu 0,4% em setembro na comparação com agosto, já descontados os efeitos sazonais. O resultado ficou 0,1 ponto percentual abaixo da previsão realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para aquele mês (+0,5%), e 0,8 ponto percentual aquém do crescimento observado em agosto (+1,2%).

Em relação a setembro de 2013, a PMC registrou expansão de 0,5%, recuperando-se, portanto, das duas quedas verificadas em julho (-0,9%) e agosto (-1,0%). Destacaram-se as taxas verificadas nos ramos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+10,3%) e artigos de uso pessoal e doméstico (+5,8%). Apesar desse avanço, o volume de vendas precisaria crescer 9,0% no último trimestre do ano frente a igual período do ano passado para repetir o desempenho de 2013 (+4,3%), fato inédito desde 2012. Esse resultado, portanto, consolida 2014 como o ano de menor crescimento das vendas do varejo desde 2003 (-3,7%).

No acumulado do ano, os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+9,4%) e de artigos de uso pessoal e doméstico (+7,9%) têm sido os ramos com maior contribuição para o crescimento das vendas. O desempenho das vendas de livros, jornais, revistas e papelaria (-7,1%), por outro lado, vem impedindo um resultado ainda mais positivo do varejo. No corte regional, Acre (+13,7%), Rondônia (+19,0%) e Amapá (+8,0%) são os estados com melhor desempenho em vendas ao longo do ano. “Ao longo de 2014, as variáveis mais relevantes para o desempenho conjuntural do varejo não evoluíram de forma favorável à manutenção do ritmo de vendas dos últimos anos. O crédito mais caro, o mercado de trabalho em desaceleração e a inflação em patamares ainda elevados comprometeram a sustentabilidade do ritmo de vendas mesmo em relação ao ano passado”, afirma Fabio Bentes, economista da CNC.