ASSINE
search button

Outubro Rosa

Ações de conscientização promoveram importância dos exames de prevenção ao câncer de mama

Compartilhar

Diversas ações foram realizadas pelas entidades que compõem o Sistema CNC-Sesc-Senac ao longo do mês de outubro em adesão à campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar a população feminina da importância de exames de prevenção ao câncer de mama, bem como aumentar a autoestima de mulheres que já sofrem ou sofreram com a doença.

O Sesc abraçou a causa e desde o começo do mês esteve presente com o site www.sourosaeazul.com.br que trouxe dicas importantes para a prevenção e histórias de mulheres que já tiveram o câncer de mama. A ideia agora é continuar com as ações no Novembro Azul, voltado para os homens e a prevenção do câncer de próstata.

Confira as ações em alguns estados:

Acre

No Acre foram realizadas visitas nas empresas pelo Sesc, reforçando e reafirmando as parcerias do Outubro Rosa com o Batalhão de Corpo de Bombeiros e as empresas Fogás, Comauto, Drogaria Popular, entre outras. Além de palestras preventivas para as mulheres, também foram realizadas atividades como ginástica e recreação laboral.

Ceará

Um grupo de mulheres beneficiadas pelo Projeto Fio a Fio, foi atendido no salão de beleza do Senac Centro. O projeto foi desenvolvido pelo Senac, em parceria com o Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Foram oferecidos serviços de maquiagem, massagem, manicure e estética, além de consultoria em visagismo. O Projeto Fio a Fio foi lançado em agosto e tem como objetivo principal o fortalecimento da autoestima e da autoconfiança em mulheres com câncer. Visa, entre outras ações, captar perucas confeccionadas com cabelo de verdade e cedê-las a um grupo de 20 mulheres que têm a doença e estão em tratamento no Instituto do Câncer do Ceará.

Goiás

Mulheres de diferentes idades participaram da ação educativa que aconteceu na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher (abaixo), estacionada na cidade de Goianira, na Praça do Pet, em Goiás. Famílias inteiras estavam presentes na ação, que orientou as mulheres sobre os fatores de risco do câncer de mama e como se prevenir. O grupo, apesar de todo feminino, era bastante heterogêneo. O Sesc-GO também ofereceu palestras em diversas unidades no estado.

Maranhão

No Maranhão, as unidades do Senac também marcaram presença no Outubro Rosa e realizaram palestras, tratamentos de beleza, vacinação, entre outras atividades. Também foram realizados exames e vacinações para combater a hepatite, febre amarela e o tétano.

Minas Gerais

No Sesc-MG (foto abaixo) foram arrecadadas 1.442 mechas de cabelos, doadas por trabalhadores do comércio e pela população de 18 municípios de Minas Gerais. A ação contou com o apoio do salão-escola do Senac. Os fios foram entregues à Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba. A associação confeccionará perucas e repassará ao Hospital Doutor Hélio Angotti, na região do Triângulo. O hospital é referência em combate ao câncer no país.

Mato Grosso do Sul

A Fecomércio-MS e a empresa Previne assinaram convênio para atendimento médico especializado na detecção precoce de câncer de pele, mamas e colo do útero. A parceria irá possibilitar o atendimento de comunidades de Campo Grande e também do interior. “Queremos contribuir para a saúde da população e sabemos que essa parceria fará diferença para a vida de muitas pessoas da nossa comunidade”, afirma Edison Araújo. Em cada ação a meta é realizar 100 atendimentos, sendo 25 mamografias, 50 exames preventivos de colo de útero e 25 exames de pele, neste caso atendendo homens e mulheres.

Além disso, o Sesc-MS realizou a campanha Saúde Mulher em diversos municípios como Aquidauana, realizando atendimentos gratuitos de prevenção a vários tipos de câncer, tais como o de mama, colo de útero e de pele, além de ações educativas para a promoção da saúde.

Rio Grande do Norte

A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher, no Rio Grande do Norte, promoveu ações de prevenção durante todo o mês de outubro, no município de Caiacó. Também foram realizadas palestras em parceria com o grupo Despertar, da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer.

Rio Grande do Sul

O prédio da sede da Fecomércio-RS (abaixo) foi iluminado de rosa em apoio à campanha. O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-RS também participou, em agosto, da Caminhada das Vitoriosas.

Tocantins

No Sesc-TO, diversas ações foram realizadas para conscientização dos funcionários e do público em geral. No lançamento da campanha, o enfermeiro e facilitador Eriko Marvão ministrou uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer.