ASSINE
search button

GTT Meio Ambiente debate ações empresariais bem-sucedidas

Compartilhar

O Grupo Técnico de Trabalho sobre Meio Ambiente da CNC reuniu-se em 30 de outubro, em Brasília, para debater, entre outros, temas como o andamento dos acordos setoriais em setores como embalagens, combustíveis, eletroeletrônicos e lâmpadas mercuriais e similares. Os participantes também ouviram palestras de executivos de empresas sobre projetos eficazes que adotam a eficiência energética e reuso da água.

O diretor da CNC Marco Aurélio Sprovieri avaliou que o ponto alto da reunião foram os relatos sobre ações bem-sucedidas “porque demonstram que é possível fazer um bom trabalho, principalmente quando está nas mãos da iniciativa privada. As dificuldades ressaltadas nos debates que se seguiram às apresentações foram no sentido de que todas as vezes que há interferência do setor público as ações caminham com mais dificuldade”.

O vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Márcio Milan, falou sobre o acordo setorial para a logística reversa de embalagens em geral, que está em consulta pública aberta pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O prazo para apresentação de propostas foi dilatado de 15 de outubro para 20 de novembro de 2014. “Protocolamos uma proposta da coalizão formada por comércio e indústria e que privilegia o trabalho dos catadores”, disse.

Também fizeram relato sobre acordos setoriais Bernardo Souto, da Fecombustíveis do Rio de Janeiro (Programa Jogue Limpo); Fernanda Vieira, da Fecomércio/|MG (logística reversa de medicamentos); e Cristiane Soares, assessora especial da CNC (resíduos de equipamentos eletroeletrônicos e lâmpadas mercuriais e similares).

Foram palestrantes Maurício Mulinari, da Fecomércio/SC, que detalhou o “Plano de eficiência energética para o comércio de bens, serviços e turismo – a experiência de Santa Catarina”; Elizabeth Morita, do grupo Sonae Sierra Brasil, que falou sobre “Modelos de gestão aplicados aos shoppings centers”; e José Guilherme Barbosa Ribeiro, do Sebrae/MT, a respeito do tema “Negócios Sustentáveis – aplicações para as pequenas empresas”.