ASSINE
search button

Sindicatos goianos iniciam construção do planejamento estratégico

Compartilhar

Sindicatos filiados à Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) participaram de treinamentos, entre setembro e outubro, para a realização da primeira etapa do Planejamento Estratégico das entidades. A metodologia é conhecida como Busca do Futuro e está no âmbito do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs).

Divididos em quatro grupos, os sindicatos participaram dos treinamentos coordenados pelo assessor da Gerência de Programas Externos da CNC Mateus Dornelas e pelo multiplicador do Segs na Fecomércio-GO, Ibraim Coelho. “Mais do que um simples treinamento, realizamos a construção de uma material de grande importância para a gestão estratégica das entidades”, disse Dornelas.

Nessa fase inicial da gestão estratégica, as entidades foram incentivadas a levantar seus objetivos e sua história e a discutir o que podem fazer para melhorar suas administrações.

Segundo o assessor da CNC, as entidades sindicais precisam realizar um planejamento estratégico para a geração de resultados positivos em curto, médio e longo prazos de forma balanceada e sustentável.  “A metodologia da Busca do Futuro é uma reflexão estratégica que leva as entidades a refletir sobre seu passado, sua história, as tendências do presente e suas principais aspirações para o futuro – um método que gera um rico insumo para a posterior formulação das estratégias ou, de forma mais concreta, para a elaboração do Plano Estratégico da entidade”, completou Mateus Dornelas.

O presidente da Fecomércio-GO, José Evaristo dos Santos, salientou os bons resultados que o Segs vem obtendo em Goiás e informou que vários estados têm mandado representantes para lá, a fim de conhecerem a realidade dos sindicatos goianos.