ASSINE
search button

A agenda que importa

CNC: uma referência em pesquisas e estudos de abrangência nacional

Compartilhar

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) passa, atualmente, por um dos mais importantes processos de modernização de sua história.

O Brasil mudou e continua mudando. A economia apresenta novos e grandes desafios, e a tecnologia tornou o mundo menor, mais integrado. Para o setor do comércio de bens, serviços e turismo a globalização é um fato inarredável.

A CNC não apenas sempre se manteve alinhada a essa tendência, como também contribuiu para a melhor inserção do comércio e do País na nova realidade local e mundial. Atenta às mudanças, continua inovando. Vamos aos fatos.

No ano passado, a Confederação realizou os Congressos Regionais do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio) em todas as cinco regiões do País para ouvir as federações e os sindicatos sobre a definição dos focos de atuação estratégica da CNC. Foi uma mobilização gigantesca que deu seus frutos.

Modernização e flexibilização das relações de trabalho, valorização da negociação coletiva, segurança jurídica, sustentabilidade das empresas e produtividade, redução do Custo Brasil e desburocratização. Foram esses os focos definidos e nos quais a CNC vem trabalhando com empenho em sua prerrogativa básica de defender os interesses das empresas do setor terciário.

Ainda ao longo do ano passado, foram realizadas, também em nível regional, as reuniões da Comissão de Negociação Coletiva do Comércio (CNCC), promovendo o intercâmbio de informações entre as entidades, com o fortalecimento da representação sindical e maior harmonização das relações entre capital e trabalho.

Foram criados programas para o aperfeiçoamento da gestão sindical, levando o conceito de excelência e sustentabilidade para o dia a dia da administração das entidades. A atuação legislativa da CNC na defesa dos interesses dos empresários é reconhecida por sua presença atenta e proativa. São mais 16 mil proposições monitoradas. Nos 241 espaços de representação de que participa em órgãos públicos e privados, a CNC tem, também, atuação destacada na manifestação dos posicionamentos e preocupações do setor.

A defesa e o fortalecimento do turismo – compromisso histórico da CNC – tem um agenda intensa de mobilização, sendo que somente em 2013 a Confederação participou de mais de 50 ações de representatividade em comissões do Senado, da Câmara e no Ministério do Turismo.

A CNC tornou-se uma referência em pesquisas e estudos de abrangência nacional, fornecendo informações que auxiliam os empresários e o País a tomarem decisões. E conta com as Câmaras do Comércio para o encaminhamento das questões relevantes do setor.

Com tudo isso, ainda temos o trabalho realizado por um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo, formado pelo Sesc e pelo Senac, levando conhecimento, educação, cultura, lazer, saúde, qualidade de vida e bem-estar aos mais distantes pontos do País. Como exemplos da atuação em educação profissional e cultura, em 2013 o Senac realizou 1,6 milhão de matrículas em seus cursos, enquanto o Sesc registrou mais 54 milhões de atendimentos na área cultural.

Enfim, a agenda que realmente importa aos empresários e ao Brasil, e da qual vamos continuar tratando nos próximos quatro anos.