Jornal do Brasil

Acervo

As curtas da Copa

Jornal do Brasil

Notícias curiosas ou divertidas registradas pela AFP durante a Copa do Mundo da Rússia-2018.

- Pré-Beyoncé

As estrelas americanas Beyoncé e Jay Z, em turnê, farão um show, no domingo, no Stade de France, nos arredores de Paris, a casa da Seleção francesa em seus grandes jogos em casa. O evento coincidirá com a final da Copa do Mundo da Rússia, que a França disputará contra a Croácia.

Os organizadores do show decidiram animar os fãs a irem mais cedo ao estádio, onde vão transmitir o jogo em telões, abrindo as portas do local às 16 horas, uma hora antes do início do jogo.

- Escoceses com a Croácia

Nos últimos dias, era difícil encontrar em Glasgow ou Edimburgo camisas da... Croácia. A equipe dos Bálcãs, que venceu por 2 a 1 a Inglaterra na semifinal da Copa do Mundo, se tornou a favorita no norte da ilha da Grã-Bretanha, que tem uma grande rivalidade com seus vizinhos do sul.

Segundo o jornal The Evening Times, a Nike explicou que foi "inundada de pedidos" da Escócia por camisas da Croácia.

- Vingança a partir da Colômbia

Os torcedores colombianos tiveram uma pequena revanche contra a Inglaterra e o jornal britânico The Sun. Antes do duelo das oitavas, perdido pela Colômbia nos pênaltis ante os ingleses, The Sun provocou polêmica com o título em sua capa "Go Kane!".

A pronúncia do título é muito parecida com a de "cocaine" ("cocaína" em inglês), e é comum que jornais britânicos recorram a esse tipo de jogo de palavras.

Após a derrota da Inglaterra pelos croatas, o Twitter do The Sun foi inundado de mensagens de colombianos, com montagens da capa com "Go Home Kane!".

- Paul Umtiti e Samuel Pogba

O assessor de imprensa da equipe francesa, Philippe Tournon, sofreu um pequeno deslize nesta quinta-feira em Istra, na introdução da coletiva de imprensa dos Bleus. "Temos aqui Paul Umtiti (em vez de Samuel)", disse ele. Samuel Umtiti brincou, fazendo gesto de ofendido e saiu da sala, em meio ao riso da plateia. Tournon continuou com a piada, desta vez confundindo os nomes voluntariamente: "Umtiti dará a palavra a Samuel Pogba (ao invés de Paul)". Bom humor na concentração francesa três dias antes da grande final.

- Finalista ranking

A Croácia é a seleção pior colocada no ranking da FIFA a alcançar a final de uma Copa do Mundo. Estão na 20ª posição da classificação, criada em 1993. Supera assim a França, que chegou em 1998 à final ocupando a 18ª posição do ranking.

A situação no ranking da FIFA é um dado relativo: para chegar à final, a Croácia eliminou a Dinamarca nas oitavas (12º) e Inglaterra (13º) na semi, enquanto sofreu muito para superar nos pênaltis a Rússia, apenas 70ª. A França ocupa a 7ª colocação atualmente.

bur-dr/psr/mr



Tags:

Recomendadas para você