Jornal do Brasil

Acervo

Bélgica joga para o gasto e derrota estreante Panamá na Copa do Mundo

Jornal do Brasil

Rodeada de expectativa e com elenco recheado de craques, a Bélgica impôs sua superioridade para vencer o Panamá por 3 a 0, nesta segunda-feira, em partida que marcou a estreia dos centro-americanos em uma Copa do Mundo.

Todos os gols saíram na segunda etapa, com Dries Mertens abrindo o placar, aos 2 minutos, e Romelu Lukaku ampliando duas vezes seguidas, aos 24 e 30 minutos. Inglaterra e Tunísia entram em campo pelo outro duelo do grupo G no último jogo do dia.

A torcida no estádio de Sochi até tentou apoiar os estreantes, mas os europeus contavam com a habilidade dos homens de ataque e confirmaram a boa vitória, apesar do placar não ter sido tão elástico quanto era esperado.

"Houve momentos que fomos parelhos no campo. É um bom trabalho, com um resultado que qualquer um esperava quer poderia ser 7 e que foi 3 a 0. Mas ninguém gosta de perder", indicou o técnico da seleção do Panamá, o colombiano Hernan Gomez.

A histórica participação panamenha na Copa do Mundo ficou visível na execução do hino do país. À plenos pulmões, os jogadores cantaram e demonstraram muita emoção em defender o país no inédito mundial. Román Torres, capitão do time, chegou a cair em lágrimas de maneira contida.

- Decepção belga no 1º tempo -

Mas quando a bola rolou, o time centro-americano limitou-se a defender e viu o adversário tomar conta da partida. A Bélgica controlava todas as ações ofensivas e encontrava espaços. O primeiro gol parecia questão de tempo.

Nos primeiros 10 minutos, foram três chances claras de abrir o placar. No entanto, as idas ao ataque não eram concluídas com capricho e a equipe europeia começava a esboçar ansiedade.

O Panamá conseguiu segurar a euforia inicial belga e se acalmou, apostando numa defesa fechadinha e esperando algum vacilo do adversário para atacar. Essa chance, porém, não veio e os estreantes não conseguiram oferecer nenhum tipo de perigo a Thibaut Courtois.

Tamanha a diferença dos níveis das equipes, o empate sem gols era considerada uma façanha para os panamenhos, que foram para o intervalo esperançosos em conseguir manter o resultado. Mas o sonho caiu por terra assim que a bola voltou a rolar.

- Lukaku matador -

No início da segunda etapa, depois de várias chances desperdiçadas antes do intervalo, Dries Mertens abriu o placar com belo gol logo aos 2 minutos. Após cruzamento afastado pela zaga, o atacante da Napoli pegou de primeira e chutou firme para encobrir e tirar o zero do placar.

O golaço tirou um pouco do peso das chances perdidas, mas de maneira surpreendente o Panamá respondeu, aos 8 minutos, e quase empatou com Murillo. O lateral recebeu lançamento longo e chutou em cima na saída de Courtois, depois de ficar cara a cara com o arqueiro. Foi a melhor chegada da equipe em toda partida.

Apesar do susto, os belgas controlaram o jogo com a posse de bola e buscaram um segundo gol que desse mais tranquilidade. Aos 24, após rodar a bola por todos os jogadores e demonstrar paciência, Kevin de Bruyne recebeu na entrada da área e cruzou de trivela com perfeição para Romelu Lukaku cabecear para as redes.

Cinco minutos depois, De Bruyne voltou a ser decisivo ao roubar a bola na defesa e tocar para Hazard iniciar contra-ataque em velocidade. O camisa 10 avançou e abriu no lado esquerdo para Lukaku, que tocou por cima na saída do goleiro e definiu o placar.

Com o resultado garantido, Roberto Martínez fez alterações na equipe para rodar o elenco. Numa delas, colocou Thorgan Hazard, irmão mais novo do capitão Eden, realizando o sonho de infância que o caçula revelara na semana passada.

"O Panamá foi muito eficiente e nos frustrou em situações em que buscamos soluções de passe. Nós ficamos ansiosos, mas estou feliz com a forma como o time reagiu", valorizou o técnico da Bélgica, Roberto Martínez.

Na próxima rodada, a Bélgica encara a Tunísia em Moscou, dia 23 de junho. Já o Panamá tem mais um duelo histórico, desta vez contra a Inglaterra, em Nijni Novgorod, no dia seguinte.

fa/am



Tags:

Recomendadas para você