Jornal do Brasil

Acervo

Kaliningrado supera destruição para redenção na Copa

Cidade fica em um enclave russo na fronteira com a Polônia

Jornal do Brasil

Localizada em um enclave russo entre Lituânia, Belarus e Polônia, a cidade de Kaliningrado possui quase 500 mil habitantes e foi fundada em 1255, pela ordem dos cavaleiros teutônicos, com o nome de Königsberg.

Além disso, foi capital da Prússia Oriental, até ser anexada pelo Império Alemão. Kaliningrado também foi um dos centros políticos e culturais mais importantes do mundo.

No entanto, ainda como Königsberg, foi praticamente arrasada durante a Segunda Guerra Mundial e tomada pela União Soviética, que a rebatizou como Kaliningrado, em homenagem ao herói bolchevique e um dos fundadores da URSS, Mikhail Kalinin.

Traços de sua herança alemã podem ser encontrados na cidade, como o portão de Brandemburgo, que sobreviveu aos bombardeios da Segunda Guerra, e uma vila de pescadores que é um popular destino turístico por conta de seus restaurantes e lojas em edifícios de estilo medieval.

Ilha Kant

O coração de Kaliningrado é a ilha Kant, anteriormente conhecida como Kneiphof. Por lá é possível ver o túmulo do famoso filósofo Immanuel Kant, que nasceu e viveu na antiga Königsberg.

Um pouco mais afastada do centro, há a aldeia de Yantarny, famosa pela sua praia, uma das maiores do Báltico e a primeira russa a ganhar o certificado "Bandeira Azul", em 2016.

A cidade receberá os jogos da Copa do Mundo no Estádio Kaliningrado, que possui capacidade para pouco mais de 35 mil pessoas. Serão, ao todo, quatro partidas da primeira fase da competição.

O clube que mandará seus jogos no moderno estádio após a Copa será o Baltika Kaliningrado, que disputa atualmente a segunda divisão do futebol russo. 



Tags:

Recomendadas para você