Jornal do Brasil

Acervo

Magnata Bloomberg promete US$ 4,5 milhões para Acordo de Paris

Jornal do Brasil

O ex-prefeito de Nova York e filantropo bilionário Michael Bloomberg prometeu US$ 4,5 milhões para cumprir o compromisso dos Estados Unidos com o acordo climático de Paris. "Os Estados Unidos se comprometeram e, como americano, se o governo não fizer isso, todos temos responsabilidade", disse na noite deste domingo ao programa Face the Nation, da emissora CBS.

Em junho passado, o presidente Donald Trump anunciou a retirada dos Estados Unidos do pacto, defendido por seu antecessor Barack Obama. O mandatário, cujo Partido Republicano tem fortes laços com a indústria de combustíveis fósseis, disse que o acordo era injusto com a maior economia do mundo.

"Posso fazer isso. Então, sim, lhes enviarei um cheque com o dinheiro que os Estados Unidos prometeram à organização, como se o recebessem do governo federal", disse Bloomberg.

O tratado histórico foi acordado por 197 nações em 2015 após intensas negociações em Paris, onde todos os países fizeram promessas voluntárias de redução das emissões de carbono para 2030.

O pacto expressa um acordo para limitar o aquecimento global médio causado pelos gases de efeito estufa da queima de combustíveis fósseis a menos de 2º Celsius acima dos níveis pré-industriais.

Dias depois do anúncio de que os Estados Unidos estavam abandonando o pacto, Bloomberg liderou quase mil empresários e autoridades para declarar que respeitariam o acordo.



Tags:

Recomendadas para você