Jornal do Brasil

Acervo

União Europeia nomeia primeira mulher à frente da Europol

Jornal do Brasil

A belga Catherine De Bolle se tornará em 1º de maio a primeira mulher a dirigir a agência europeia de luta contra o crime - a Europol - depois de sua nomeação, nesta quinta-feira (8), pelo Conselho da União Europeia (UE).

Sua nomeação formal durante uma reunião dos ministros do Interior em Bruxelas, que coincide com o Dia Internacional da Mulher, foi celebrada por vários responsáveis, como o comissário europeu de Assuntos do Interior, Dimitris Avramopoulos, que destacou sua "experiência".

De Bolle, atualmente à frente da Polícia Federal belga, substituirá na Direção Executiva da Europol o britânico Rob Wainwright por um período de quatro anos, após ser selecionada em dezembro entre uma lista de candidatos e contar, inclusive, com o aval do Parlamento Europeu.

Em um vídeo publicado pelo Conselho da União Europeia no Twitter, a comissária belga reconhece que, ao chegar ao comando da Polícia deste reino europeu, pensou ter quebrado "o teto de vidro". "Mas não era verdade", acrescentou.

"Muitas vezes acontece de vermos mulheres jovens tomando decisões por suas famílias e não por suas carreiras. Devem encontrar o equilíbrio, e temos que ajudá-las a encontrar o equilíbrio", apontou De Bolle, que destacou o papel das mulheres à frente das organizações.



Tags:

Recomendadas para você