Jornal do Brasil

Acervo

Prefeitura inaugura serviço para tratar dor crônica de crianças e adolescentes

Jornal do Brasil

A prefeitura do Rio inaugurou nesta segunda-feira,  dia 5 de março,  um serviço de atendimento especializado a crianças e adolescentes com até 18 anos com dor crônica no Hospital Municipal Jesus (HMJ), em Vila Isabel, Zona Norte da cidade. A Clínica da Dor pediátrica é voltada para diagnóstico e tratamento dos diversos casos de dor crônica e de difícil controle. Será o primeiro serviço pediátrico especializado em terapia da dor em hospitais públicos em todo o Estado do Rio.

– Tenho imensa alegria em inaugurar a Clínica de Dor pediátrica para atender crianças e adolescentes com dor crônica, que aqui terão atendimento especializado. É aqui que vamos conseguir aliviar a dor de meninos e meninas e adolescentes. É um patrimônio enorme para a população do Rio de Janeiro – afirmou Crivella.

O novo serviço funcionará em uma sala exclusiva, com atendimento ambulatorial e para realização de procedimentos e infusão de medicamentos. Três médicos anestesiologistas especializados, dois psiquiatras e um enfermeiro formarão a equipe para atendimento às crianças e orientação aos pais. Serão atendidos pacientes nos seguintes casos: controle de dor aguda pós-operatória; patologias crônicas (clínicas ou cirúrgicas) com dor de difícil controle;  terapia intensiva em uso de sedativos e/ou opióides com difícil desmame ou síndrome de abstinência; solicitação de pareceres das equipes clínicas ou cirúrgicas. A clínica também prestará atendimento ambulatorial para crianças com cefaleia crônica; doença musculoesquelética e síndromes miofasciais, como fibromialgia; patologias reumáticas; dor abdominal crônica; síndrome dolorosa complexa regional (espontânea ou pós-trauma); doenças hematológicas e oncológicas; dor crônica relacionada a cirurgias (coluna, membros, torácica); e dor neuropática.



Tags:

Recomendadas para você