Jornal do Brasil

Acervo

Cápsulas do tempo espaciais: asteroides podem 'explicar' segredo da vida na Terra?

Jornal do Brasil

Os asteroides são muitas vezes considerados como uma ameaça potencial para a vida no nosso planeta. No entanto, os estudos de Nicholas Hud, diretor do Centro de Evolução Química da Geórgia (EUA), evidenciam que os asteroides podem ser a chave para descobrir como a Terra se tornou o planeta habitável que conhecemos hoje em dia.

A pesquisa é focada no estudo dos asteroides a fim de determinar a substância química que existia antes da humanidade. Para fazê-lo, o cientista em parceria com a NASA recolhe as evidências da origem química da vida e estuda possíveis precursores de moléculas, como açúcares e aminoácidos, os chamados "blocos de construção da vida".

"É importante para nós estudarmos materiais obtidos de asteroides e meteoritos [versões menores dos asteroides que caem na Terra] para testar a validade de nossos modelos sobre como as moléculas poderiam ter ajudado a gerar a vida", a edição EurekAlert citou o cientista.

Hud argumentou que é importante conhecer a estrutura dos asteroides para entender que tipo de substâncias químicas se encontram no universo.

A comunidade de astrobiologia já sugeriu que os asteroides podem transportar bactérias e compostos de um planeta para outro. Nicholas Hud, por outro lado, pensa que, no futuro, os estudos dedicados a asteroides poderiam oferecer as respostas ao surgimento da vida, não somente na nossa Terra, mas no Sistema Solar e, possivelmente, mais além.

"É possível que nem sequer saibamos o que deveríamos procurar nesses asteroides, mas, observando as moléculas que encontramos, podemos fazer muitas perguntas diferentes sobre como poderiam ter ajudado a começar a vida", concluiu.

>> Sputnik



Tags:

Recomendadas para você