Jornal do Brasil

Acervo

Hillary Clinton é a favorita dos democratas para eleições de 2008

Jornal do Brasil

WASHINGTON - Hillary Clinton, recém reeleita senadora democrata por Nova York, é duas vezes mais popular que seus adversários de partido na corrida por uma candidatura para as eleições presidenciais de 2008, diz uma pesquisa divulgada pela rede de televisão americana 'CNN'.

Quando questionados quem provavelmente apoiariam na escolha do candidato democrata para as eleições de 2008, 33% dos entrevistados apontaram a mulher do ex-presidente Bill Clinton.

A pesquisa, realizada entre 17 e 19 de novembro pela empresa Opinion Research Corporation, foi realizada entre 530 pessoas com direito a voto que se declararam democratas ou independentes com simpatia por este partido político.

Atrás de Hillary Clinton aparece o senador por Illinois Barack Obama, com 15%, o ex-senador pela Carolina do Norte John Edwards, com 14%, e o ex-vice-presidente Al Gore, com 14%.

John Kerry, o candidato democrata nas eleições de 2004, alcançou a marca de 7%. Abaixo de Kerry aparecem outros nomes, como o do general reformado Wesley Clark, de Joe Biden (Delaware), de Bill Richardson (Novo México), de Evan Bayh (Indiana) e de Tom Vilsack (Iowa).

Vilsack, governador de Iowa, se tornou em 9 de novembro o primeiro democrata a anunciar sua candidatura para as eleições presidenciais de 2008 nos EUA. Vilsack, de 55 anos, tem apenas 1% das intenções de voto.



Tags:

Recomendadas para você