Jornal do Brasil

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018 Fundado em 1891

Heloisa Tolipan

www.heloisatolipan.com.br

Primeiro dia do InspiraMais 2019 é marcado por novidades e realizações

Sucesso no salão, anúncio de nova parceria e mudanças para a próxima edição do evento

Um sucesso! Este é o clima no Salão de Design e Inovação de Materiais que ontem e hoje apresenta as inspirações e inovações da moda em São Paulo. No Pro Magno Centro de Eventos, importantes players da moda, entre produtores, compradores, designers e jornalistas estão conhecendo tecidos, aviamentos e componentes que serão destaque no Verão 2019. Guiado pelo conceito de Resistência, definido após meses de estudo pelo Núcleo de Design da Assintecal, o Inspiramais é o ponto de encontro da inovação e criatividade neste começo de ano. “Eu acabei de dar uma volta no Salão e o meu coração está batendo a milhão. Todas as pessoas que eu encontrei falaram que não estavam satisfeitas e, sim, satisfeitíssimas. Isso significa que a turma trabalhou muito bem para que eu conseguisse fazer o meu trabalho e desse tudo certo”, disse Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo da Assintecal, após a abertura do evento.

Fernando Pimentel, da Abit, Cândida Cervieri, diretora da Abimóvel, Ilse Guimarães, superientendente da Assintecal, Fernando Bello, do CICB, Edmundo Lima, da Abvtex e Heitor Klein, da Abicalçados
Fernando Pimentel, da Abit, Cândida Cervieri, diretora da Abimóvel, Ilse Guimarães, superientendente da Assintecal, Fernando Bello, do CICB, Edmundo Lima, da Abvtex e Heitor Klein, da Abicalçados

E não é para menos. Mais uma vez, a associação e entidades parceiras se superaram em mais uma edição. Por lá, a moda autoral volta a ser a grande estrela. Neste trabalho do Núcleo de Design da Assintecal, o objetivo é dar as ferramentas necessárias aos personagens da moda para fomentar a produção inovadora, que ocupa o topo da pirâmide dos consultores, os 10% da moda. Com este propósito, uma palavra atravessa as temporadas como lema do Inspiramais e, inclusive, como essência do evento: inquietude. “Isso faz com que sejamos muito receptivos às mudanças”, destacou Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal.

Por falar nas novidades, esta edição do Salão vem repleta de mudanças. Se para o Verão 2019 a palavra da vez é Resistência, para o futuro, o lema na associação é transformação. A partir do próximo Inverno, a nomenclatura do Inspiramais irá mudar e não será mais preso às estações. “Nós vamos deixar de denominar Inverno e Verão e, agora, vamos chamar de 2019.1 e 2019.2”, anunciou Walter Rodrigues que explicou a mudança. “Estamos querendo estabelecer a não data de validade de um produto. No salto, não teremos mais uma referência do Verão ou Inverno de 2019. O Inspiramais será daquele ano, simplesmente. As pessoas vão usar esse produto por quanto tempo quiserem”, justificou.

O novo título do Salão de Design e Inovação de Materiais é ainda uma forma de reforçar o conceito do evento. “Essa é uma modificação porque a moda começa no Inspiramais. A gente está projetando a moda do futuro. Por isso enxergamos que não precisamos mais colocar carimbo de Inverno ou Verão, ainda mais em um país que temos todas as estações o ano inteiro”, comentou Walter que acredita que, já a partir da próxima edição, teremos mudanças no comportamento e dinâmica do evento. “Nós vamos ter uma moda muito mais conectada e com uma percepção maior de que o produto vai permanecer por mais tempo nas coleções de marcas que produzem os insumos de moda”, completou.

Salão de Negócios no InspiraMais
Salão de Negócios no InspiraMais

Por falar em futuro, embora esta seja a vez do Verão 2019 e seu conceito de Resistência no Inspiramais, o segundo semestre já tem seu espaço por lá. Nos projetos Preview do Couro, Referências Brasileiras e + Estampa, os consultores do Núcleo de Design da Assintecal trabalham o conceito de Alquimia como um insight do que veremos a seguir. “Nós estamos buscando um paralelo muito interessante no projeto da Alquimia conectando o orgânico com toda a tecnologia. Assim, a gente traz uma nova emoção. Nós do Núcleo da Assintecal não aguentamos mais falar de crise. Então, vamos mudar todo o nosso discurso e buscar outras formas de encantamento para, realmente, impulsionar as pessoas e fazer delas inspiradoras, assim como é o Inspiramais”, disse Walter Rodrigues.

Seguindo nessa linha de futuro e mudanças, o primeiro dia de Inspiramais Verão 2019 ainda reservou outras novidades para os personagens do setor. Cada vez mais sólida, a base do Salão de Design e Inovação de Materiais ganhou mais uma parceria de peso. Ao lado da Assintecal, a Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário) passa a ser um reforço às ações da associação idealizadora do evento. “O Inspiramais é uma construção e ele não existiria se não fossem as parcerias. Este elo que estamos fazendo com a Abimóvel representa a interligação que existe hoje no mundo. Não existe mais um segmento e, sim, um estilo de vida. É isso o que estamos buscando. Queremos o melhor para vários setores brasileiros”, disse Ilse Guimarães.

Entre as ações previstas para esta parceria, a Assintecal e Abimóvel anunciaram mostras, oficinas e uma reunião com designers das empresas de mobiliário como iniciativas para movimentar o setor. “Durante todo o ano de 2017, nós conversamos com técnicos, avaliamos mercado, tendências, a necessidade da integração dos setores e indústrias e o repensar de como se fazer moda. Eu acredito que temos que explorar melhor a nossa brasilidade e o potencial que a indústria nacional tem”, contou Cândida Cervieri, diretora executiva da Abimóvel que hoje representa um setor com mais de 20 mil empresas e cerca de 283 mil empregos diretos ou indiretos no país.

Ainda no quesito parcerias, outro elo forte da Assintecal que é coroado no Inspiramais é a relação da associação com a Abit(Associação Brasileira das Indústrias Têxteis). Nesta edição, por exemplo, o Salão apresenta uma importante tecnologia desenvolvida em parceria com o SENAI Cetiqt. No Confecção 4.0, os visitantes do Inspiramais podem conhecer a máquina que mapeia o corpo humano para a produção de roupas sob medida. Para Fernando Pimentel, presidente da Abit, esta ligação entre as duas associações é um ganho para o setor. “Nós já temos uma relação de longa data com a Assintecal e, por isso, existia uma amizade e parceria grandes. Há cerca de três anos, entendemos que precisávamos aprofundar esse movimento porque a competição é muito forte em todos os setores que representamos. Por isso, precisamos de eventos representativos da nossa qualidade, tamanho e competência”, defendeu o presidente.

E um desses encontros que celebram o elo da Abit e Assintecal é o Inspiramais. De acordo com Fernando Pimentel, sua participação no Salão, é, justamente, fazer com que o evento que já é tradicional no calendário de moda da América Latina tenha ainda mais nomes de peso. “Nossas medidas visam mobilizar a base de associados e empresas têxteis para participarem e se integrarem a este evento que abre o ano, é inspirador e tem evoluído a cada ano. Ou seja, a nossa função é trazer cada vez mais empresas para o Salão e, assim, aumentar a oferta de matéria-prima para o setor de confecção”, disse Fernando Pimentel que tem planos grandiosos para o futuro desta parceria. “O nosso desafio é construir a identidade de que o setor de confecção também terá uma participação tão grande e relevante quanto a dos setores coureiro e calçadista. Não é para sobrepujar e, sim, melhorar tudo aquilo que podemos trazer para o setor”, concluiu o presidente da Abit.

O Inspiramais é promovido pela Assintecal, ByBrasil – Components and Chemicals, ABIT, TexBrasil, CICB, Brazilian Leather e Apex-Brasil; tem patrocínio da Cipatex, Brisa, Intexco, Altero, Branyl, Caimi&Liaison, Havir, Bertex, York, Colorgraf, Cofrag, Britânnia Têxtil, WOLSFTORE, Sappi Dinaco, ENDUTEX, Grupo Lunelli e Tecnoblu e apoio da ABEST, ABICAV, Abicalçados, IBGM, IBB, In-Mod, ABV-Tex, Ápice e Abimovel.

Tags: abi calçados, abit, assintecal, calendário, confecção, empresas, evento, fernando pimentel, ilse guimarães, inspiramais, matéria prima, moda, negócios, salão, têxteis, walter rodrigues

Compartilhe: