ASSINE
search button

Tony Ramos fala sobre contrato com a Globo e personagem em "Tempo de Amar"

"A renovação não significa esquecer os outros, ainda precisaremos do tio, avô e bisavô em cena"

Compartilhar

Tony Ramos dispensa apresentações. Ao todo são 52 anos fazendo novelas e contracenando com atores de peso no mercado. Agora, o ator está ocupado com as gravações da próxima novela das 18h na Globo, Tempo de Amar, na qual viverá o pai da protagonista Maria Vitória. José Augusto é um rico proprietário de terras, que traça uma carreira internacional com negócios por Portugal, Inglaterra e Brasil, na cidade de Morros Verdes onde produz vinho e azeite. Devido ao falecimento da mulher, criou sua filha sozinho com a ajuda da governanta Delfina, a personagem de Leticia Sabatella. Por isso, ao descobrir do romance da menina com alguém sem expectativa de carreira, acaba se opondo violentamente a este relacionamento. “Não adianta dizermos que esta separação feita pelo pai é algo velho ou antiquado. É importante que tanto os produtores quanto os espectadores tenham claro na cabeça que estamos nos referindo a uma época do passado na qual tais questões eram relevantes. Uma vez, conversando com o elenco e equipe, disse a eles que é necessário esquecer nossos pensamentos modernos para que não critiquemos as atitudes dos personagens. Convido todas às pessoas a mergulhar neste universo com a gente”, incita Tony Ramos.

Para fazer este personagem, o ator se baseou muito no tempo da poesia, algo mais leve e melódico. No entanto, não chegou a ler livros específicos para esta produção. “Me baseio muito no texto, nas considerações do diretor e nas entrelinhas, afinal, uma vírgula pode ser mais importante do que uma palavra”, garante. Por isso o mesmo não vê sentido em se dedicar a algo além do que está escrito. No entanto, Tony Ramos promete que o enredo terá a profundidade digna de poemas. Apesar de se passar em 1927, o ator garante que haverá muitas cenas polêmicas para serem discutidas. “Quando a dramaturgia mostra o ódio do ser humano, por exemplo, isto faz parte de uma política atual, basta o público ter bons olhos. Sobre isto nunca se pode subestimar os espectadores, eles encontram as ligações necessárias para formular o discurso”, assinala.

Nesta nova produção, o ator possui inúmeras cenas com as duas novas apostas da rede Globo, Vitória Strada e Bruno Cabrerizo. Ambos nunca haviam feito novelas no Brasil e mesmo assim conseguiram o destaque de protagonistas. Tony Ramos afirma estar muito feliz por poder atuar ao lado da juventude e, para ele, não importa que existam novas contratações pois acredita ter espaço para muitas pessoas. “Os jovens que estão entrando para o time Globo são sempre bem-vindos. Eu já tive a idade deles e sei como é isso, porque fui contratado com 15 anos e estava ao lado de grandes feras já consagradas. Não me importo com os anos, mas naquela época fazia diferença para mim visto que era menor de idade. A renovação não significa esquecer os outros, ainda precisaremos do tio, avô e bisavô em cena. O importante do ser humano é entender suas idades e seus momentos. Se a pessoa ainda conseguir trabalhar e ter saúde, a idade é uma benção”, assinala. Vitória Strada, por exemplo, será a filha do mesmo o que permitiu avaliar o trabalho da atriz. “Temos uma dupla de jovens nesta novela muito boa. Não quero tentar convencer o público falando isso, mas sei exatamente o que gravei. Vitória Strada faz a minha filha e já a vi trabalhando, parece que faz novela há dez anos”, garante. De acordo com o ator, ele ainda pretende ficar muito tempo trabalhando para a Globo e afirma só sair se for dispensado.

Mesmo com tantos anos de estrada, o ator não é vaidoso. Afirma ter uma vida comum igual a de todas as outras pessoas. “Sou uma pessoa normal. Vou ao cinema, namoro a minha mulher, beijo os netos, vou comer fora e entre outros. É uma vida comum”, conta.

Tony Ramos garante se preocupar com o mundo ao seu redor, é antenado e não para de trabalhar, mas mesmo assim tira um tempo de seu dia para ver os programas que estão passando na televisão. “Eu assisto todas as novelas. Novo Mundo, por exemplo, é um sucesso, um programa delicioso de ver e o elenco está afinadíssimo. A Força do Querer está com atuações primorosas. Quando não posso ver, gravo e assisto depois. Estava gravando quando passou A Arte Do Encontro, um programa que apresento pelo segundo ano, por isso revolvi salvar no HD externo e assisti quando cheguei em casa”, comenta o artista. Fora esta tecnologia, o ator corre do resto e afirma não gostar das redes sociais.