ASSINE
search button

Ícone: Trucker Jacket da Levi's completa 50 anos de sucesso

Para comemorar a data, a grife promoveu um encontro especial no Rio de Janeiro

Compartilhar

A moda vai e volta, aposta em tendências de hoje e resgata algumas do passado o tempo todo. O que nunca deixa de ser destaque é o que é considerado ícone no mundo fashion. Um desses exemplos, que é unanime a todos, é o jeans, que tem como maior referência a Levi’s, grife responsável pelo material mais democrático do mundo. Em sua história, a marca tem três destes exemplos de ícones de moda. Um deles é a Trucker Jacket, que está completando 50 anos de sucesso no cenário fashion.

Porém, se já não fosse uma marca incrível, a jaqueta tem a sua história bem anterior a 1967. De acordo com Marina Kadooka, gerente de marketing da Levi’s e conhecedora de toda a história da grife centenária, a Trucker Jacket começou a ganhar seu espaço na marca em 1880, quando foi desenvolvida a primeira versão da jaqueta jeans da Levi’s. “Muita gente não sabe, mas esta é uma informação muito legal. A jaqueta foi feita há mais de cem anos, mas só em 1967, na terceira versão, foi dado o nome de Trucker. Nesse tempo, o modelo foi passando por diversas evoluções até o primeiro lançamento, que está completando 50 anos em 2017”, contou.

Assim como a jaqueta da Levi’s foi evoluindo até ser batizada e incorporada ao mercado da moda mundial em 1967, depois do lançamento, a Trucker seguiu seu caminho crescente. De lá para cá, o ícone fashion se adequou ainda mais às necessidades modernas e ganhou novos elementos de moda, sem deixar a essência que a consagrou, obviamente. “A primeira versão foi feita para os trabalhadores e, por isso, tinha preguinhas com linhas na frente que permitiam o ajuste do tamanho. Então, este detalhe não era uma informação estética, era algo funcional. Mas com o tempo, a Trucker Jacket passou a atender as novas propostas que iam surgindo e alguns itens foram remasterizados”, contou Marina Kadooka que, entre os elementos que permanecem no modelo desde 1967, estão os clássicos botões da Levi’s.

Desta forma, a jaqueta passou a integrar o time de modelos icônicos da Levi’s e da moda mundial. Ao lado da calça 501, que completou 144 anos em 2017, e da clássica camisa Western, a Trucker Jacket é também uma representante de um guarda roupa democrático e unânime protagonizado pela grife mãe do denim. “Essas peças são únicas e o jeans as permitem estar sempre em alta. Uma jaqueta como a Trucker fica perfeita em qualquer look para diversas situações. Não tem data de validade, é um modelo que vai passando por todas as coleções”, disse Marina que acredita que esta característica também seja fundamental para este momento da moda. “As pessoas estão em busca de peças-chave e recriando em cima de clássicos. Na Levi’s, nós usamos muito o conceito de remasterizarão para explicar isso”, apontou a gerente de marketing que, como exemplo, destacou o uso de patches e bottons para modernizar e personalizar os modelos icônicos.

Por isso tudo, os 50 anos da Trucker Jacket não poderia passar em branco. Nos Estados Unidos, sede da Levi’s, a data será comemorada em outubro, quando os norte-americanos começam a se preparar para a temporada mais fria. No Brasil, a festa de mais um ícone da grife será amanhã, no Rio de Janeiro. “Não faz sentido a gente celebrar uma jaqueta, que é mais usada no inverno, quando as temperaturas por aqui estão começando a subir. Então, no Brasil, nós antecipamos um pouco as comemorações para que estejam alinhadas ao calendário local”, explicou Marina Kadooka.

Nessa terça-feira, 15, o Rio foi palco - mais uma vez - de um ícone da grife símbolo do denim. Depois da Casa Levi’s que, por um mês, agitou a cena cultural da cidade e apresentou nomes de peso em uma programação gratuita aos cariocas, desta vez, o encontro também terá gostinho de preview. “Na comemoração de 50 anos da Trucker Jacket, eu vou apresentar o ouro do acervo da Levi’s. Mas nós também teremos alguns destaques que estarão em alta no segundo semestre. Por lá, haverá uma arara com roupas super modernas e para a noite, como saia em paetê. Será uma grande festa para a gente celebrar mais um sucesso da marca em um clima super informal”, adiantou Marina.