ASSINE
search button

Após polêmicas, novela de Aguinaldo Silva é adiada

"O sétimo guardião" ficará para depois da nova trama de João Emanuel Carneiro

Compartilhar

Dança das cadeiras no horário nobre global. "O sétimo guardião", trama de Aguinaldo Silva, não estreia na Globo no próximo ano, como previsto. A história, que seria exibida após o término de "O Outro Lado do Paraíso", novela de Walcyr Carrasco e substituta de "A Força do Querer" - que está no ar atualmente - foi substituída pelo folhetim de João Emanuel Carneiro

Segundo comunicado  da Rede Globo, a mudança no calendário não tem nenhuma relação com a acusação de plágio dos alunos da escola de Aguinaldo. Para quem não se lembra, os estudantes da oficina de roteiro promovido pelo novelista para formar novos autores acusaram Aguinaldo de usar suas ideias para escrever a história. Em novembro de 2015, eles se reuniram na Casa Aguinaldo Silva de Cultura para aulas durante dez dias. Segundo o autor, a ideia da oficina era construir uma sinopse e primeiro capítulo de uma novela que poderia ser comprada pela TV Globo e, no contrato que assinaram, os participantes do workshop "transferiram os direitos patrimoniais dos trabalhos criados na oficina do curso de roteiro". Os alunos mostraram insatisfação com o contrato e teriam questionado o valor de mercado de uma sinopse de novela exibida na Globo e produzida para o horário mais caro da televisão nacional.

De acordo com apuração feita pelo site TV Foco, o motivo do adiamento, no entanto, não teria a ver com isso, mas com a repetição de profissionais envolvidos nos dois trabalhos. "No ar na faixa das nove, 'A Força do Querer', novela de Gloria Perez, tem direção artística de Rogério Gomes. O mesmo diretor e equipe estavam previstos para a produção de Aguinaldo Silva (O Sétimo Guardião), que tinha previsão de estreia para 2018. Para isso, os trabalhos teriam que começar nos próximos meses, e, desse modo, a equipe emendaria duas novelas. Para dar férias os profissionais, decidiu-se antecipar a obra de João Emanuel Carneiro", explicou a emissora.

Em tom bem-humorado, Aguinaldo se pronunciou: "Gente, não acredito que vou ter mais um ano de férias! Vou aprontar muito... kkkkkkkkk...".

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a Globo mexe na ordem das tramas das 21hs. “Velho Chico” chegou às telinhas antes da hora, já que, no cronograma da dramaturgia da Globo, estava previsto que “A lei do amor”, assinada por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, substituiria “A regra do jogo”. O motivo da troca? Segundo Silvio de Abreu, que é o dono da caneta na dramaturgia da Globo, “a novela [de Maria Adelaide] traz uma trama política que poderia ficar prejudicada por causa das eleições do ano que vem”, e como o Brasil tem uma legislação eleitoral muito rígida, ao se aproximar da disputa no próximo pleito, teriam “que eliminar essa trama da novela”.