ASSINE
search button

Minas Trend: Plural abusa da tecnologia em desfile com verve poética

Looks feitos em impressão 3D chamaram a atenção na passarela mineira

Compartilhar

Sem discussões, a tecnologia foi o destaque da grife de Glaucia Froes. Ontem, a Plural foi a primeira marca brasileira a desfilar peças feitas em impressão 3D no país.

A parceria, que inclui a FIEMG, federação que promove o Minas Trend, o SENAI Modatec, o Laboratório Aberto e a 3D Lopes, originou belíssimas quatro peças apresentadas na noite de ontem. 

Na coleção que trazia o poema “Casa Arrumada”, de Carlos Drummond de Andrade, Glaucia Froes inovou e recriou sua maneira de fazer moda.

“A tecnologia é o futuro e nós precisamos estar sempre abertos. Eu acredito que essas inovações chegam como uma forma de valorizar o designer. Nós vamos poder parar com aquela ideia de copiar e conseguir criar novidades na essência”, disse a estilista, que teve uma experiência express com a nova tecnologia. 

“Quando a gente começou o projeto, eu confesso que fiquei assustada. É tudo muito novo. Ainda mais da forma com que fizemos. Esse era um trabalho para ser desenvolvido durante um ano. Porém, tudo foi feito em três semanas”, revelou.

No processo, Glaucia desenvolveu padrões que foram impressos nos moldes 20×20 cm e que depois foram colados para a produção das peças. Agora, depois do sucesso dos modelos, que também estão expostos na entrada do Minas Trend, a estilista acredita em um novo futuro para a produção de moda. 

“Está tudo muito rápido. Daqui a uns dez anos, nós vamos às lojas apenas para escolher o padrão e o tamanho. As máquinas vão tomar conta e fazer a roupa na hora para a gente”, acredita.

Além das novidades tecnológicas que a Plural trouxe para o desfile Verão 2018, a grife mais uma vez fez bonito na passarela. Como inspiração, a estilista contou que a ideia era manter a casa arrumada, em uma brincadeira com o poema de Drummond que originou a coleção.

“A gente quis arrumar a casa e pegar o clima de aconchego e conforto do lar para trazer para a coleção. Então, nós começamos a trabalhar todas as ideias e referências que tínhamos de casa. Nas cores, por exemplo, o dourado simboliza a riqueza das casas mais antigas, o branco é a porcelana das xícaras e pratos e o prata traz a ideia das louças”, detalhou a estilista que também trouxe elementos de cozinha, como os brincos.

Na beleza, a ideia de conforto e aconchego da nossa casa também se fez presente. De acordo com Ricardo dos Anjos, quem assinou a produção, a principal informação dos rostos estava nos olhos, que tinham um delicado brilho rosé. “Na Plural, nós usamos um glitter rosa nas pálpebras, que foram aplicados de forma livre, e fizemos uma pele muito iluminada e com aspecto um pouco úmida. Todos os produtos foram pensados para otimizar uma ideia de rosa cintilante e conforto, que tem tudo a ver com a coleção”, contou.