ASSINE
search button

Racismo e polêmica em famosa festa de bem nascidos do Recife...

A fantasia campeã do concurso Carvalheria Fantasy está dando o que falar

Compartilhar

Em pleno 2017 ainda tem gente achando que negro é fantasia de carnaval. E pior: ainda tem gente que aplaude e premia com viagem a Fernando de Noronha.

Aconteceu na Carvalheira Fantasy, festa famosa entre os bem nascidos de Recife, em Pernambuco. O tema deste ano foi “Hollywood Memories”. Em meio a Jack Sparrows, Super Homens e Esquadrão Suicida, eis que os vencedores do tradicional concurso de fantasias foram dois homens brancos, fantasiados de negro - com direito à black face e um avantajado órgão genital.

Pode parecer brincadeira de carnaval, quando há a ideia de que tudo é liberado. Mas historicamente, o povo negro foi reduzido somente às atribuições físicas, o  “humano” negro praticamente não existia.

A justificativa dos envolvido? De que era apenas uma referência a um famoso vídeo que circulou no WhatsApp. O pessoal na internet não perdoou o papelão. Foi criada até a hashtag #racismopadraocarvalheira, em alusão à já existente #padraocarvalheira, que caracteriza o alto nível das festas organizadas pela Carvalheira.

Um dos vencedores do concurso, comentou em uma publicação no Instagram “fomos ovacionados pela maioria esmagadora”.

Acontece que na mesma postagem, a maioria esmagadora estava achando a atitude, no mínimo, nojenta.

Cartas para a redação...