ASSINE
search button

Stepan Nercessian volta a interpretar Chacrinha: "Dizem que é mediunidade"

Musical dirigido por Andrucha Waddington foi encenado ontem no Boulevard Olímpico

Compartilhar

Fernanda Montenegro sabe das coisas. Foi ela quem indicou Stepan Nercessian ao genro Andrucha Waddington, diretor do musical “Chacrinha – o Musical”, como melhor opção para interpretar o velho guerreiro. Dito e feito. Já são mais de dois anos de sucesso de bilheteria e de crítica que ontem voltou à ribalta no Armazém 3 do Boulevard Olímpico, na Arena Banco Original.

A coluna esteve lá presenciando o trabalho de 30 atores, oito músicos e a operação para dar conta de cerca de 400 figurinos. Assim como Chacrinha, o espetáculo está com tudo e não está prosa.

Stepan que o diga. “O Chacrinha é um personagem muito original e que todos tentam copiar. Mas eu não sou imitador e nem sei copiar voz, por isso achava que seria a última opção para interpretá-lo no palco. Quando eu decidi que toparia esse desafio, eu tinha como certeza que não faria nada da boca para fora. Eu evitei ao máximo ver vídeos e imagens dele no 'Cassino' justamente por que eu não queria copiar nada. Eu achava que o Chacrinha jamais iria assistir algo para imitar e fazer a versão dele. Então, eu incorporei essa ideia e criei o meu próprio Abelardo Barbosa”, nos disse.

OK que ele conta com algumas ajudas como a buzina, a cartola e todo o figurino, mas Stepan teve que rebolar - e muito - para chegar à perfeição. "Eu precisava encontrar uma forma de fazer com que o público acreditasse naquele personagem em sua essência de ser humano, livre de toda aquela ornamentação. Me surpreendeu quando a família começou a chorar quando me viu no palco, porque era como uma viagem no tempo. Muita gente chegava para mim e dizia que não era interpretação o que eu fazia, e, sim, mediunidade. Eu não tenho certeza. O fato é que eu represento um cara que se comunicava e brincava com todos. E ele é tão sensacional que, a minha maior missão é só não atrapalhar a essência de quem foi o grande Abelardo Barbosa. Até porque, naquele momento, eu sei que ninguém veio ver Stepan no palco. As pessoas vieram ao teatro com a intenção de relembrar o velho Chacrinha”, declarou.

A única conclusão que Stepan chegou até agora, mesmo depois de tanto tempo o interpretando, é que improvisa "dentro do espirito do Chacrinha". "Ele era um homem corajoso e que improvisava mesmo. Afinal, ele fazia programa ao vivo, não era essa tecnologia morta não. Então, o Chacrinha tinha que saber improvisar. Mas, apesar de todas as brincadeiras que eu faço no palco, tem uma característica dele que eu acho essencial preservar: o Chacrinha podia brincar do que fosse, mas nunca ofendia e nem mentia sobre a realidade. Se aparecesse um cara horroroso, por exemplo, ele brincava perguntando se o homem era assim mesmo ou se estava de sacanagem”, finalizou.

E assim foi a noite - sem abacaxis.