ASSINE
search button

Quiproquó na cultura: Jandira Feghali e Jorge Solla vão convocar Geddel

Comunista, aliás, quer Geddel afastado do cargo até que apurações de crime de prevaricação terminem

Compartilhar

A deputada Jandira Feghali, do Partido Comunista, vai pedir acareação entre o Secretário de Governo, Geddel Vieira Lima, e Marcelo Calero, que pediu demissão há algumas horas do Ministério da Cultura. E, até lá, quer Geddel devidamente afastado do cargo. O deputado petista Jorge Solla, da Bahia, também quer convocar Geddel para se explicar.

É que, como se sabe, ele teria praticado crime de prevaricação ao pressionar Calero a liberar uma obra em Salvador que foi embargada pela direção nacional do órgão em razão de estar localizado em uma área tombada como patrimônio cultural da União, sujeito a regramento especial. Geddel, além de colocar aspones para pressionar Calero, admitiu ter um apartamento nesse tal prédio e não queria ser surpreendimento por uma negativa do Inst. do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - subordinado ao MinC.

Por mais que Geddel tenha negado por aí, amigos da coluna na Esplanada dão conta de que houve uma discussão acaladora entre os homens de Temer acerca do assunto. Em tempo: para os de memória curta, em 2008 o CGU acusou Geddel de uso político de verbas. (com informações de Lucas Rezende)