ASSINE
search button

SPFWTRANSN42 #Day 5: uma viagem a Escócia no rigor da coleção de Gloria Coelho

Estilista apresentou sua coleção pré-fall na Fundação Armando Alvares Penteado

Compartilhar

O quinto dia de desfiles da SPFWTRANSN42 seguiu com a característica plural dos anteriores. Começou com Gloria Coelho apresentando o seu amor pela Escócia através de belíssimas peças que foram vistas por uma plateia lotada na FAAP. Depois, seguimos para o shopping Iguatemi, onde conhecemos a coleção de verão da Vix nas araras da loja. Continuando a programação, em um clima total underground, a Just Kids estreou na semana de moda com suas peças de moletom na loja Cartel011. De volta ao Parque do Ibirapuera, acompanhamos as criações de Samuel Cirnansck, que teve a Miss Raíssa Santana no casting, Helô Rocha e sua boa energia e, por fim, a batida eletrizante da Ratier que fechou o dia com chave de ouro. Chega mais!

De forma brilhante e conceitual, Gloria Coelho nos levou para a Escócia ontem de manhã. Na coleção pré-fall apresentada no quinto dia de desfiles da SPFWTRANSN42 que ocorreu na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), a estilista mineira propôs uma leitura fashionista das diferentes épocas do país europeu. “Eu me inspirei muito na antiga Escócia por causa da elegância deles. Outro ponto, é a street do país, que está muito presente na coleção, assim como o tartan de diferentes maneiras. Eu acho que a coleção, em uma visção geral, é meio dramática, assim como eles são. Então, a roupa é muito pertodo corpo, apenas com chales que protegem as produções”, contou Glória que também contou que também buscou referência em um dos pontos turísticos da ilha. “O Lago Ness vem representado por essas bolinhas vazadas das peças, assim como as cores. Enquanto o azul marinho simboliza a própria água, o vermelho é em função da lenda que cerca o lago. Ou seja, de forma resumida e direta, se alguém cair lá, já era”, completou.

Que o encantamento de Gloria Coelho pela Escócia é evidente, isso não temos dúvidas. Mas, no backstage, a estilista contou que essa é uma paixão antiga, que a acompanha desde sempre. “Eu gosto de lugares que são ilhas porque tem vento forte e frio. Eu odeio calor. Eu tenho uma teoria aqui em são Paulo que eu nasci na Escandinávia e um disco voador me trouxe para a Bahia”, brincou a estilista que viajou para a Escócia nos últimos tempos para completar as referências que nortearam a coleção. “Esse país é uma maravilha. Além, das questões naturais e a construção de lá, as pessoas ainda são extremamente gentis e possuem uma estética sensacional”, avaliou.

Para traduzir esse amor inspiracional pelo país que compõe o Reino Unido, Gloria Coelho apostou em um variado composto de materiais. Entre eles, está o tecido tecnológico desenvolvido e usado exclusivamente pela grife da estilista que é o queridinho das clientes da marca. “Nas produções, eu tenho muita lã, couro, neoprene, malha fit, viscose, o TK, que eu desenvolvi e que ajuda a diminuir a concentração de celulites, e pele de carneiro escovada. Eu acho que, hoje em dia, o uso de materiais naturais como esse é uma forma de contribuir para o meio ambiente. Afinal, as pessoas comem as carnes desses animais e jogam a pele fora”, contou.

Já quando o assunto são as modelagens, a estilista explicou que dividiu sua coleção pré-fall em três mulheres. Desta forma, Gloria acredita setorizar sua criação em os três tipos de figuras femininas que acompanham o seu trabalho. “A primeira mulher é a refinada. Ela, que representa 20% dos looks que eu criei para essa temporada, é uma pessoa muito inteligente e maravilhosa, mas está um pouco acima do peso. A outra é a mulher irreal, que são as minhas clientes de 15 anos e também representam 20% das peças. Para elas, eu uso comprimentos mais curtos e justos e me permito explorar mais a roupa e o corpo. Por último e detentora dos 60% da coleção, a mulher refinada é a cliente mais tradicional das roupas Glória Coelho. Ela é um pouco mais velha, amante da arte e casada. Então, as roupas possuem um comprimento midi e usam manga para os maridos não ficarem com vergonha dela ser piriguete”, brincou a estilista.

Em relação ao conceito do “see now buy now”, que foi uma das propostas desta edição da SPFWTRANSN42, Gloria Coelho disse que terão peças em breve nas lojas. No entanto, a estilista reconheceu a dificuldade deste imediatismo. “O ‘see now buy now’ ninguém sabe como fazer. Mas, se você for biliardário, você consegue se adaptar, porque é necessário entregar uma produção para o desfile e fazer outra para a venda de uma coleção que ainda não está nem pronta”, opinou a estilista que, em alguns dias, já irá disponibilizar os sapatos, as bolsas e os acessórios que foram desfilados na passarela.

E não são só as clientes refinadas de Gloria Coelho que são amante da moda e da arte. Assim como elas, a estilista transcende suas belíssimas criações para o universo planejado. Em um casamento perfeito com a Dell Anno, marca que acredita que a moda e a arquitetura são conceitos que andam lado a lado, Glória desenvolveu uma superfície especial, a “Quantum”, que transmite apenas boas vibrações para a casa das pessoas. “A superfície é uma releitura de madeira escandinava trabalhada com inspiração nos códigos binários. Dessa forma, os móveis transmitem para a casa do cliente uma mensagem de paz, energia e bem-estar, trazendo sempre boas vibrações para aquele ambiente”, esclareceu.

Como nos explicou, a estilista disse que essa superfície possui números binários em tamanhos reduzidos para transmitir essas boas vibrações. “Na hora da concepção, eu pensei muito em como eu podia divulgar essa ideia. Então, como eu gosto de física quântica, fiz uma superfície que, realmente, tem um valor de proteger, curar, dar luz e amor. Nela, foi escrito: “Essa placa cura, dá amor, protege, ilumina e dá criatividade”. Tudo em números binários e, depois, diminuímos totalmente para que ficassem disfarçadas nos veios da madeira. Não dá para perceber que são números binários, só chegando muito perto”, detalhou a estilista que recorreu a um site da internet para traduzir essas palavras para os algarismos 0 e 1.

Gloria Coelho fez uma viagem para as High Lands escocesas para apresentar um Pre Fall 2017 em cima dos signos da cultura celta, como tartans, kilts, brasões, espadas e escudos, e a bandeira da Escócia. Em sua própria versão de Coração Valente, filme de Mel Gibson sucesso nos anos 1990, a estilista introjetou sua assinatura forte, sinônimo de modelagem e tecidos tecnológicos, em meio à estética forte do país europeu. A cartela de cores privilegiou os tons nativos locais, como verde, vermelho escarlate, marinho, marrom âmbar, e preto. Uma segunda pele em malha prata fez referência às malhas de metal das armaduras. Além do xadrez tartan, listras e recortes imprimiram um perfume geométrico à coleção. Vestidos longos de corte impecável inspiraram as clássicas donzelas no aguardo de um resgate, porém, em tempos de empoderamento feminino, desta vez elas usavam botas e tênis e carregavam um semblante seguro e independente.

A beleza do desfile de Glória Coelho ficou por conta da maquiadora sênior da M.A.CFabiana Gomes. De acordo com a profissional, o alter ego da estilista foi inspiração para sua criação. “A pele está linda, com a beleza intocadas a ideia é que seja a melhor versão delas,  mas que não pareça que o marcador está ali. A pele é iluminada no centro e nas laterais e apostamos em silhos curvados. E o batom é bem de leve, como se ela tivessae usado ele a noite inteira e tivesse saído no final da noite”, comentou ela. O make é etéreo e com pouca interferência. O toque provocativo fica por conta dos lábios aveludados.

[email protected]