ASSINE
search button

SPFWTRANSN42 #Day 2: uma viagem a Suécia no Outono-Inverno de Reinaldo Lourenço

Estilista cria coleção “toda sport costure”, desfilada no Teatro Santander

Compartilhar

Um brinde à Suécia! Essa foi a proposta criativa que inspirou Reinaldo Lourenço em sua nova coleção outono-inverno 2017. No desfile que ocorreu nesta tarde no Teatro Santander, o estilista abusou de mangas bufantes e saias assimétricas transpassadas. Sobre suas inspirações para as criações da próxima temporada, Reinaldo foi breve em explicar: “A coleção é toda Sport Couture e eu fiz um passeio por toda a Suécia para beber desta fonte”.

Neste passeio pelo país europeu, Reinaldo Lourenço aprofundou sua experiência fashionista para a coleção. Lá, o estilista ainda atribuiu às suas criações o folclore sueco, o estilo nas ruas de Estolcomo, a população Saami, o Nordic Museum e a própria alfaiataria. A tradução de todas essas referências europeias se deu, por exemplo, em fitas de cobre e veludo sobre o tule.

E mais. Na paleta de cores, Reinaldo Lourenço apostou em uma variação que vai desde off-white ao preto, passando por cores fortes. Já nos assessórios desta coleção, o estilista optou em apresentar Camila Klein como designer de joias em adornos que completaram o brinde de Reinaldo à cultura sueca.

Reinaldo Lourenço foi até a Suécia para elevar o rico street style escandinavo ao status de prêt-à-porter de luxo. O estilo cosmopolita das ruas da capital Estocolmo serviu como pano de fundo para o designer amarrar sua coleção, ele que, após 32 anos conquistando o closet de clientes exigentes, mais uma vez soube antecipar os desejos de uma mulher empoderada e segura de si, que usa e abusa de uma nova sensualidade. Em uma ode à cultura sueca, Reinaldo propõe a união entre elementos do campo e da cidade seguindo a cartilha da boa alfaiataria, aquela de corte perfeito, calculado para valorizar o corpo feminino. Em contrapartida, elementos do sportswear, tão em alta nas últimas temporadas, foram adaptados à costura requintada dos estilista.

O país nórdico, ainda, é sinônimo de vodca premium. Sua fabricação atende a rigorosos padrões de qualidade, característica comum ao trabalho de Reinaldo Lourenço. Dos tonéis usados no processo artesanal de destilação da bebida sai o cobre, tom maior que amarra toda a coleção. Os elementos de estilo eleitos compõem a sinfonia dramática e ultra sofisticada do estilista, incluindo fitas em cobre e veludo aplicados sobre tule, laços manuais, mangas bufantes e saias assimétricas transpassadas. Entre as peças, destaque para o trench coat, simbolo eterno da elegância jet setter, além dos onoraques. Vestidos fluidos, tricôs com golas rolê e calças de comprimento 3/4 prometem conquistar o coração – e o closet – das mulheres brasileiras amantes do luxo. O folclore local também entrou em pauta, inspirando belíssimos prints de estética kitsch. Looks paetizados em preto, com recortes estratégicos, conferiram brilho e movimento à coleção. Mais um ponto para a carreira sólida do estilista.

“A revolta das sobrancelhas”. Foi assim que Fabiana Gomes, manquiadora sênior da MAC no Brasil, definiu a beleza assinada para o desfile arrebatador de Reinaldo Lourenço. Com a pele crua, no estilo minimal foundation, as modelos desfilaram com pouca maquiagem, muita iluminação no rosto e cabelo minimamente trabalhados. A intenção de Fabi era dar destaque para o contorno do rosto e um olhar marcante. “A sobrancelha mais forte é para deixar a mulher com personalidade. E ela é mais boyish, reta e não perfeita”, explicou ela, que resume a beleza do desfile como a de uma mulher que “cansou de ser linda”.

Mais uma vez, a pele aparece super crua, com produtos que serviram apensas para limpar a pele das menias na passarela. “A ideia é passar pureza, leveza e o contraponto de força é a sobrancelha, que é um hit inegável de tendência. Ela é mais reta, com um ar mais masculino, forte. Não é à toa que as drags fazem a sobrancelha lá em cima porque isso dá feminilidade”, explicou Fabiana, que já espera a reação dos mais conservadores nas redes sociais. “Eu já estou preparada para ler os comentários no Instagram, estou super preparada para os haters. É bem esquisito mesmo”, disse ela, aos risos.

Já nos cabelos, a intenção foi deixar as modelos bem diferentes entre si, dando destaque para a identidade de cada uma delas. “Estamos respeitando o nascimento natural do fio tanto de estrutura quanto de raiz. A trança foi usada para quebrar o liso de alguns fios e estruturar o cabelo, mas da forma o mais natural possível. Os silhos são curvados e usamos máscaras só na raiz para dar uma empinadinha para ter leitura de beleza”, completou.

[email protected]