ASSINE
search button

SPFWTRANSN42 #Day 2: suavidade e brilho dominam a passarela de Patrícia Vieira

Designer carimbou o passaporte para a Ilha de Páscoa em sua nova coleção

Compartilhar

De forma leve e singela, Patrícia Viera também propôs uma viagem neste SPFWTRASNN42. Conhecida pelo belíssimo trabalho em couro, a estilista carioca carimbou os passaportes para a Ilha de Páscoa nesta coleção. Nas criações apresentadas nesta noite na sala da fashion week paulistana montada no Parque Ibirapuera, Patrícia defendeu com amor e muita tranquilidade seu conceito criativo. “Eu quis retratar a Ilha de Páscoa e toda aquelas referências maravilhosas que a cercam. Então, as peças têm muita tranquilidade, suavidade, tecnologia, borbulhas e brilhos. Um encanto”, argumentou.

Inserida no contexto do “see now buy now” há seis temporadas, a estilista carioca nos contou que está otimista para este momento em que a tendência do mercado fashion está se popularizando. “Eu acho que essa é a hora. Nós precisamos nos adaptar, é maravilhoso que estejamos tendo mudanças. Eu acho que o mundo está precisando que a gente troque de óculos”, argumentou Patrícia que logo emendou na questão da situação econômica que assombra o país. “Eu estou cansada desse papo de que estamos vivendo uma crise. Eu sou indústria e, por isso, tenho que produzir. Todos nós estamos passando por dificuldades e por um período de mudanças. Não é uma crise, é a realidade. Para solucionar isso, vamos trabalhar! Para mim, a cada coleção, a cada seis meses, é como se eu vivesse uma nova Olimpíada na minha vida em que eu tenho sempre que me superar e fazer o meu melhor”, relacionou a carioca que acompanhou o período de transformações no Rio nos últimos tempos para sediar os Jogos.

Carioca de espírito e nascimento, mas amante e à serviço da moda acima de tudo, Patrícia Viera não quis se aprofundar na questão Rio Moda Rio. Recentemente, Carlos Tufvesson, responsável e criador do evento, afirmou que a segunda edição da semana de moda do Rio, que aconteceria em novembro, precisará ser adiada para 2017. “Quando a gente fala de algo em relação à outra pessoa, a gente pega o sapato dele e usa. Então, eu acho que cada um sabe o tamanho do passo que pode dar. Eu sou São Paulo, Rio de Janeiro e onde mais eu achar que vai melhorar o meu produto”, argumentou Patrícia.

Patrícia Viera, carioca de alma brasileiríssima, fez bonito ao traduzir a rica cultura da Ilha de Páscoa, no Pacífico Sul, para a sua coleção Cruise 2017. Região de raízes polinésias, Rapa Nui traduz um desejo de refúgio, desconexão e renovação energética. Elementos locais, como as gigantescas estátuas Moai e a vegetação árida, inspiraram uma tradução de detalhes nobres da cartilha seguida, como recortes geométricos feitos a laser no couro criando padrões infalíveis. O couro, inclusive, que pelas mãos habilidosas da estilista é transformado em produtos altamente maleáveis, tornando o vestir uma experiência completa e super desejável cuja palavra de ordem é conforto.

Em um ótimo momento, Patricia consegue ultrapassar o seu método, apostando desta vez em aplicações de correntes, cristais e rebites para marcar ainda mais sua assinatura. A cartela de cores elegeu neutros e terrosos para abraçar o colorido específico da natureza do local. A silhueta se volta para a mulher livre e empoderada, dona de si mesma, que não tem medo de explorar, de sair por aí, e por isso apresenta a praticidade dos decotes, além dos comprimentos que permitem a total mobilidade, no joelho ou na canela. Recursos femininos, tais quais os babados e as transparências, também chama a atenção. A estamparia em couro foi assinada pelas irmãs Karina e Giovanna Viera, evocando a fauna e a flora de Rapa Nui.

E ainda, Bruno Bogossian renova a parceria com a designer, imprimindo seus grafites nas famosas jaquetas, peças-chave de qualquer closet contemporâneo. Acima de tudo, vale mencionar que Patricia Vieira já pratica o “see now, buy now” há mais de 10 temporadas, verdadeira adepta de uma moda consciente e responsável, maior que as tendências.

O clima de tranquilidade característico da ilha também se fez presente na maquiagem das modelos. Assinada pelo mago Max Weber, a beauty do desfile de Patrícia Vieira teve um super olho em destaque em uma maquiagem limpa e básica. Como o maquiador responsável pelo desfile nos contou, a pele e as madeixas eram as mais naturais possíveis. “A gente trouxe esse conceito de paz, tranquilidade, espiritualidade e boas energias em um olho bem marcado. E essa pintura no olhar fazia parte de um ritual de morte praticado na Ilha de Páscoa. Segundo a tradição, esse tipo de pintura era feito para glorificar a passagem de super chefes e poderosos da comunidade. Então, eles colocavam esse olho bem marcado no rosto desse personagem”, explicou.

Outro ponto que pontua o destaque para a região do olhar das modelos que cruzaram a catwalk de Patrícia Viera é a sobrancelha. Elemento de destaque nesta edição da SPFW, elas também marcaram presença de forma desorganizada para o desfile da estilista carioca. Para Max, a jovialidade foi a intenção agregada a esse ponto da maquiagem. “A sobrancelha é natural. Para a gente ter esse olhar mais jovial, não podemos usar uma sobrancelha muito desenhada. Por isso, eu acredito que o que nos deixa jovem é, justamente a liberdade e a força. E, para mim, uma sobrancelha mais grossa te traz essa jovialidade e agressividade”, argumentou Max Weber.

[email protected]