ASSINE
search button

SPFWTRANSN42 #Day 1: tranquilidade e leveza na passarela da Animale

Grife aposta na tendência do “see now buy now", nova febre na moda nacional

Compartilhar

Foi dada a largada em mais uma edição da semana de moda mais importante do país. A SPFWTRANSN42, que começou hoje e segue com inúmeros desfiles até a próxima sexta-feira, deu o start com a Animale, que apresentou a coleção “Springs” na tarde deste domingo no Tower Bridge Corporate, na capital paulistana. Inspirado no reduto artístico dos Hamptons, que foi o embrião do movimento expressionista abstrato, Vitorino Campos assinou uma coleção que teve a suavidade e a tranquilidade como marcas. “Minha criação foi pautada na arte, pescaria, jardinagem e tudo o que há de mais simples nos Hamptons. A ideia era fazer uma mulher pós-banho, natural e que pudesse estar relaxada dentro da sua casa indo e voltando. Eu acho que a coleção passa essa ideia de tranquilidade”, explicou sobre as criações que ainda foram pontuadas com referências que iam das obras de Jackson Pollock às de Andy Warhol.

A tradução deste conceito na passarela, que contou com 41 looks assinados pela stylist Yasmine Sterea, foram peças claras, ricas e com bastante linho e algodão. Segundo o estilista, a proposta desta coleção era reafirmar a postura e os gostos da típica cliente da grife que completa 25 anos em 2016. “Eu quis trabalhar muito com a questão da feminilidade desta ‘mulher Animale’. Isso para mim foi o mais importante. Então, eu peguei todos os statements da marca como seda, tule, babado, calça, comprimento cropped para transformar isso em um desfile”, pontuou sobre o conceito que dialoga claramente com a paleta de cores escolhida. “Eu quis trabalhar com cores totalmente suaves. O jeans, por exemplo, é como se fosse um tom de maresia. A ideia era transformar todo esse conceito e inspiração em algo muito simples”, completou.

Outro destaque deste desfile da Animale que inaugurou a SPFWTRANSN42 é a adoção do conceito “see now buy now”. Tendência forte no cenário da moda contemporânea, a grife carioca já irá comercializar toda a coleção “Springs” a partir de amanhã na loja da Rua Oscar Freire. Como contou Vitorino Campos, este novo conceito de mercado para o universo fashion não é uma questão ou uma interferência para o estilista na hora de desenvolver as peças. “Não muda nada na hora de criar, de forma alguma. A roupa sempre esteve à venda nas nossas lojas. Para a Animale, a única diferença é que as peças já entram nas lojas logo depois do desfile”, argumentou.

Por último, às vésperas do Verão 2017, Vitorino Campos declarou que aposta que o conforto e a autenticidade sejam as tendências da temporada. Segundo o estilista da Animale, mais do que nunca, é hora de sermos os próprios donos da nossa moda. “Eu acho que, cada vez mais, estamos e temos que nos sentir mais livres. Vamos usar as roupas do jeito que a gente quiser, fazer tudo o que a gente gosta e mixar o que nos interessar. Democracia é a palavra de ordem”, argumentou Vitorino Campos.

Do alto dos seus 25 anos, a Animale surpreende a cada temporada. E com a coleção de outono 2017 “see now, buy now”, apresentada neste primeiro dia de São Paulo Fashion Week com 43 looks festejados e um time seleto de modelos no casting, a marca não fez diferente. O diretor criativo Vitorino Campos voltou seus olhos para Springs, reduto das artes na cidade de East Hampton, para apresentar uma coleção sofisticada, digna de uma mulher habituée da cena cultural efervescente de uma metrópole. Dois dos maiores pintores norte-americanos, Jackson Pollock e Andy Warhol serviram de referência para o mood “balneário artsy”, com suas assinaturas fortes traduzidas em peças-desejo repletas de identidade.

Como parte da alusão aos elementos da vida “al mare”, o print ícone da coleção foram as listras, reinterpretadas de acordo com a cartilha sexy seguida pela marca carioca, que, contudo, está destinada a uma nova mulher, que busca na moda conforto e utilidade, sem perder o sex appeal. O floral, por sua fez, se mostrou digno de nota. Enquanto linho e algodão imprimiram leveza às peças, o jacquard e lamê responderam pelo brilho de perfume 70’s disco. O jeans delavé ressurge como uma aposta certeira, assim como o tricô, em um rico trabalho de estamparia com listras sinuosas. A cartela de cores privilegiou tons frios e quentes, como rosa, branco, off-white, vermelho, azul e bordô, revelados em um jogo infalível de contrastes. Amarrações e bolsos marcaram a alfaiataria, resultado de um exercício primoroso de modelagem fluida e oversized. Os detalhes não decepcionaram: rendas, fendas e ilhoses aparentes. Peças-chave receberam bordados em pedraria, em uma clara alusão à areia da praia. Entre os acessórios, destaque para as botas confeccionadas em tressê de couro, um luxo.

[email protected]