ASSINE
search button

Tour em Punta del Este - o melhor do mais luxuoso balneário da América do Sul

No verão, a população do balneário costuma ultrapassar 1 milhão de pessoas e famosos possuem mansões

Compartilhar

Vamos fazer um tour pelo balneário do Uruguai, localizado no estado de Maldonado, considerado o mais luxuoso da América do Sul, segundo a revista Forbes, na frente de Cartagena de Indias, na Colômbia, e Armação de Búzios e Balneário Camboriú, no Brasil.

O nome significa “Ponta do Leste”, pois a cidade está localizada na parte oriental do Uruguai e é a ponta de uma península entre o Oceano Atlântico e o Rio da Prata. Foi fundada em 1829 por Don Francisco Aguilar e batizada Villa Ituzaingó. Só em 1907 passou a ser conhecida como Punta del Este.

Nas temporadas de verão, a população do balneário costuma ultrapassar o número de 1 milhão de pessoas e diversas personalidades possuem mansões de veraneio por lá, como a família Grendene, os ex-presidentes argentinos Fernando de la Rúa e Carlos Saul Menem, o ex-ministro argentino Domingos Cavallo, a cantora colombiana Shakira, o jogador de futebol espanhol Gerard Piquet, o cantor porto-riquenho Rick Martin, o cantor espanhol Julio Iglesias, o ex-jogador argentino Diego Maradona, o ex-presidente uruguaio Luís Alberto Lacalle, os jogadores uruguaios de futebol Sebastian Abreu e Diego Forlán, o tenista argentino Juan Martin Del Potro, a atriz argentina Susana Giménez, entre outros famosos.

O clima oceânico é uma delícia para o turista que ama o verão intenso e o inverno rigoroso com frentes polares e ventos fortes que sopram para dentro do continente associados à corrente fria das Falklands, conhecida também como corrente das Malvinas.

No verão, a cidade fica apinhada de turistas que alugam apartamentos na região da Playa Brava ou optam por hotéis que ficam com uma ocupação que chega a 100%. As construções são tão luxuosas e modernas que um apartamento de 1 mil metros quadrados no edifício Acqua chega a custar US$ 12 milhões. Do lado do edifício Acqua está a Casa Rayban, toda construída com os vidros da famosa grife de óculos. As festas em clubs começam no entardecer e seguem noite a dentro e os restaurantes ficam completamente lotados. Em tempo: as refeições nesta época do ano chegam a valores que superam os cinco estrelas de São Paulo. Entre os meses de março, abril, maio, setembro, outubro, novembro e início de dezembro, a vida por lá segue bem mais tranquila.

Os turistas podem percorrer a orla repleta de construções high tech e de mansões sem cercas ou grades de ferro, com uma arquitetura muito peculiar e extremamente agradável, ou se embrenhar pelas calmas ruas do riquíssimo bairro de Beverly Hills, onde há a concentração do maior PIB de proprietários argentinos, uruguaios e brasileiros também, na grande maioria. É em Beverly Hills onde está localizado o Museu Ralli com quadros e esculturas a céu aberto e o melhor de Botero e Salvador Dalí.

No começo da Península está localizado o Iate Clube de Punta e a Rambla do Porto com inúmeras embarcações luxuosas e repleta de barraquinhas que vendem o peixe mais fresco do mundo, incluindo o salmão mais incrível, mexilhões, ostras, camarões, lagostas. E, nas águas ali em frente, o turista se diverte observando o vai-e-vem das gaivotas e as brincadeiras dos leões-marinhos que chegam bem pertinho em busca do resto dos peixes jogados pelos pescadores. Pertinho está a famosa Esquina dos Quatro Mares. São quatro ruas com vistas para o Oceano Atlântico e o Rio da Prata. A rua principal do comércio tem o nome de Gorlero e é um oásis para compras de grifes internacionais.

Continuando o nosso passeio, avistamos um quadrilátero repleto de história com o farol colonial com toda luminária importada da França, construído com cinza vulcânica vinda da Itália e óleo de baleia. Atualmente, ele está totalmente automatizado. À esquerda, a igrejinha de Nossa Senhora da Candelária, onde, no dia da santa padroeira de Punta del Este, é realizada uma festa muito bonita.

Perto dali está a Praia dos Ingleses onde se avista a Ilha dos Lobos. Justamente tem esse nome por que abriga a segunda maior reserva de lobos-marinhos do mundo. A primeira está localizada na África. Nessa ilha, também havia, no passado, uma fábrica de óleo e de peles de baleia e de lobos-marinhos. Hoje, totalmente desativada.

Temos também a Praia do El Emir, nome em homenagem a um dos primeiros habitantes do lugar e hoje point os surfistas. Uma das praias mais famosas de Punta é a Playa Brava, onde está a escultura conhecida como Los Dedos, feita em 1982 pelo chileno Mário Irarrázabal e batizada “Mão do Afogado”. O significado é o renascimento do homem à vida e a união das Américas. O sucesso mundial foi tão grande que o autor construiu em seu país uma réplica da obra representando, entretanto, a mão esquerda. A mão direita está no Uruguai e, a esquerda, no deserto do Atacama, no Chile, que ganhou o nome de “A mão do deserto”.

Bem no início da península está a Plazoleta Grã-Bretanha também conhecida como Praça Los Ingleses. Neste local, o mar se encontra com o Rio da Prata e lá estão esculturas mil de sereias em cima de pedras.

O nosso passeio tem muita aventura. Como cruzar a Ponte Leonel Viera. Erguida em 1965 sobre o riacho Maldonado, ela é composta por três ondulações com uma arquitetura que ganhou destaque internacional. Ah, uma sugestão. Perto dali está a lojinha Canoa Quebrada, repleta de souvenir típico da região. O dono passou uma temporada na cidade praiana do Ceará, se apaixonou pelo nosso Brasil e resolveu homenagear o nosso país dando o nome ao seu estabelecimento.

[email protected]