ASSINE
search button

Fábio Bibancos faz um ensaio do sorriso para te deixar mais seguro antes do grande espetáculo

Cirurgião-dentista explica também o que é e como funciona o "mock-up"

Compartilhar

Uma avaliação odontológica minuciosa é sempre fundamental antes iniciar qualquer procedimento odontológico. Sempre, mas sempre mesmo, nas consultas iniciais, o seu dentista precisa realizar exames clínicos, fotográficos e radiográficos para poder planejar o seu tratamento.

Mas hoje, existe também um novo instrumento que permite você avaliar o resultado final do sorriso antes de qualquer mudança permanente: o mock-up! O mock-up é um procedimento de diagnóstico muito útil para o dentista e para você! Ele é utilizado nos primeiros passos no processo de criação de um sorriso harmônico.

Você pode imaginar um mock-up como uma simulação de um sorriso, acontecendo diretamente sobre os dentes, algo como um teste do sorriso. Seria como aprovar o projeto em 3D de sua casa, antes de você ter sua casa pronta. Esta abordagem é a forma mais realista de experimentar toda a série de melhorias que o seu dentista imaginou para seu sorriso.

O mock-up muda de forma provisória a forma e tamanho dos seus dentes. Este procedimento permite o dentista aplicar materiais de enchimento nos dentes para modificar temporariamente a forma e o tamanho, seja para fechar os espaços entre os dentes, ou para simular o equilíbrio ideal entre a linha da gengiva (sorriso vermelho) e os dentes (sorriso branco).

O objetivo do mock-up é apresentar à você as mudanças desejadas no sorriso antes de iniciar o tratamento odontológico. É uma ferramenta de comunicação extremamente útil para o você e o dentista, pelas seguintes razões:

? Ele simula a forma e tamanho que os dentes terão ao final do tratamento

? O resultado é temporário para que possa ser mudado se o paciente desejar e o dentista concordar

? Ele pode ser repetido quantas vezes for necessário, a fim de selecionar a melhor solução possível

? Cria uma relação de confiança entre você e o dentista

? Permite que o dentista possa avaliar os seus desejos

Mas como funciona o mock-up? Na consulta inicial, após os exames clínicos e radiográficos, o dentista também realiza fotos extra e intra orais. Se a equipe de profissionais avalia que existe uma necessidade de correção estética, ou se o paciente se sente incomodado com a aparência do seu sorriso, inicia-se então o processo de construção do mock-up.

O dentista realiza uma moldagem e fabrica um molde dos seus dentes. Utilizando as fotos realizadas (onde são estudadas e calculadas as proporções ideais dos dentes) junto com os exames clínicos e radiográficos, informamos ao técnico de prótese dental as mudanças que desejamos fazer nos dentes/sorriso.Depois recebemos uma nova moldeira, onde adicionamos um material de resina dentro dessa moldeira e colocamos diretamente sobre os dentes. Removemos a moldeira da boca e o dentista realiza um pequeno acabamento no mock-up.

Repetimos as mesmas fotos realizadas inicialmente, agora com o “novo sorriso’. Depois, de forma simples, removemos o mock-up. Em seguida apresentamos as fotos do sorriso sem mock-up (realizadas na consulta inicial) e com mock-up, para você em uma TV, discutimos o caso e o tratamento necessário para obter o resultado definitivo.

O que você achou do mock-up, gostou? Já conversou sobre isso com o seu dentista? Esta abordagem conservadora vai ajuda-lo na tomada de decisão e irá melhorar o seu conforto com o processo e resultado.Dá uma olhada nos sorrisos abaixo!

Importante: no mock-up não é possível conseguir as diferenças de cores que os dentes possuem, por isso ele tem uma única cor em todos os dentes. É um ensaio a grosso modo para você ter uma noção do sorriso proposto pelo dentista.

*Fábio Bibancos é cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com consultório em São Paulo e no Rio de Janeiro, Fábio é autor de “Um sorriso feliz para seu filho” (CLA Editora),  “A Guerra dos Mutans”, “Boca!” e “Sorrisos do Brasil”, além de já ter sido eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e integrante do Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países). Além de assinar uma coluna semanal neste espaço, está à frente do projeto Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o dentistas do bem.

Acompanhe aqui as postagens de Fábio Bibancos: httpss://www.facebook.com/institutobibancos/

[email protected]