Jornal do Brasil

Quarta-feira, 25 de Abril de 2018 Fundado em 1891

Heloisa Tolipan

www.heloisatolipan.com.br

Fábio Bibancos responde à pergunta: “os dentes do seu filho ainda não nasceram?” Vem!

Cirurgião-dentista fala sobre o aparecimento dos primeiros dentes nos pequenos

Quando começam a nascer os primeiros dentinhos sempre é uma dor de cabeça para os pais. Os bebês ficam enjoadinhos, choram. Tem muito pai que fica ansioso esperando esse momento, mas tem dúvida sobre quando os dentes começam a sair, em que ordem aparecem, os cuidados que se deve ter entre outras tantas dúvidas.

Os cuidados com a saúde bucal do bebê começam quando ele está na barriga da mamãe! Em consultas o profissional vai orientar quanto higienização e alimentação.

O bebê nasceu! Momento muito feliz na vida de qualquer pessoa! Os cuidados com a higiene bucal começam mesmo antes dos dentes aparecerem: com uma gaze ou fralda umedecida em água filtrada ou fervida envolta no dedo e, com leveza, limpe as gengivas e toda a parte interna da boca, com a finalidade de diminuir a ação e o número de microrganismos.

Quando aparecerem os primeiros dentinhos, a gaze deve ser substituída por uma dedeira ou escova infantil sem creme dental.

Com o nascimento dos primeiros molares de leite, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil com creme dental com flúor. A quantidade de creme dental é o tamanho de um grão de arroz cru. O uso do fio dental é também muito importante desde que nascem os primeiros dentinhos.

Mas atenção: essa higienização da boca do recém-nascido deve ser feita somente uma vez ao dia, de preferência à noite, para não retirar as imunoglobulinas do leite materno, que previnem as doenças respiratórias.

Agora chegou o momento de contar quando aparecem os primeiros dentes.

Pois bem. Cada criança pode variar um pouco o aparecimento dos primeiros dentes. Em alguns por volta dos 4 meses já saíram os primeiros dentes, outros até o primeiro ano de vida não nasceu nenhum.

Quando aparecerem os primeiros dentinhos a gaze deve ser substituída por uma dedeira ou escova infantil sem creme dental

Geralmente o primeiro dente aparece antes de 1 ano. Algumas vezes pode demorar mais devido à uma carência de cálcio, mas essa questão só deve preocupar se comprovada por um especialista.

Quando o dentinho começa a nascer a gengiva muda de cor, fica inchada e avermelhada. Apresenta uma protuberância de cor branca e muitas vezes se associa a ligeiros transtornos como febre, diarreia, irritações e resfriado. Para aliviar este mal-estar os pais podem utilizar um mordedor especial de goma dura que aliviam a gengiva ou envolver o dedo em uma gaze esterilizada e massagear a gengiva buscando aliviar a dor.

Para a maioria dos bebês os dentes de leite aparecem adaptando-se à evolução da alimentação. Primeiros saem os incisivos, ajudando a mastigar as verduras e os alimentos brandos, logo os molares e os caninos, ajudando a mastigar carne e alimentos mais duros. Por isso, o cardápio não pode ser baseado em alimentos pastosos quando os dentes aparecerem.

Para ficar mais fácil veja nesse quadro como nascem os dentes de leite e permanentes.

Sequência de erupção dos dentes de leite

Entre os 6 e 8 meses normalmente nascem os incisivos centrais inferiores, entre os 7 e 10 meses nascem os incisivos centrais superiores, logo entre os 7 e 10 meses os incisivos laterais inferiores. Logo entre os 9 e 12 meses nascem os incisivos laterais superiores. Dos 12 aos 20 meses os molares mais internos, superiores e inferiores. Os caninos inferiores e superiores aparecem entre os 16 e 24 meses e entre os 20 e 30 meses os molares externos, superiores e inferiores.

Durante os seis primeiros anos de vida a criança terá cerca de 20 dentes de leite em sua arcada superior e inferior. Já na dentição permanente serão 32 dentes divididos em 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares, já contando com os 4 populares molares do juízo.

Agora que você já sabe quando nascem os dentes e o como realizar a higiene dos pequenos é só esperar que ele cresça tendo um sorriso com muita saúde.

*na Apple Store um aplicativo GRATUITO: A Guerra dos Mutans, para Ipad, ensina de forma divertida como cuidar da saúde bucal. https://itunes.apple.com/br/app/guerra-dos-mutans/id672802266?mt=8

Dá uma espiada no aplicativo:

*Fábio Bibancos é cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com consultório em São Paulo e no Rio de Janeiro, Fábio é autor de “Um sorriso feliz para seu filho” (CLA Editora),  “A Guerra dos Mutans”, “Boca!” e “Sorrisos do Brasil”, além de já ter sido eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e integrante do Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países). Além de assinar uma coluna semanal neste espaço, está à frente do projeto Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o dentistas do bem.

Acompanhe aqui as postagens de Fábio Bibancos: https://www.facebook.com/institutobibancos/



Tags: SAÚDE, aparecimento, bucal, cirurgião, coluna, crianças, dentes, dentista, dúvidas, fábio bibancos, heloisa tolipan, pequenos

Compartilhe: