ASSINE
search button

Fábio Bibancos, cirurgião dentista, conta a HT a importância do raio X. Vem saber!

Cirurgião-dentista também é especializado em Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Coletiva

Compartilhar

Raio X, porque raios tenho que fazer?

Quando o dentista faz ou solicita um raio X, todo mundo torce um pouquinho o nariz e já pensa como isso pode afetar o orçamento. Tem gente que tem medo que o raio x possa causar algum mal à saúde.

Perguntas assim, muitas pessoas já fizeram e a resposta para essa dúvida é que sim, o dentista necessita dos exames radiográficos. O motivo é muito mais importante do que imaginamos. Se você for à um consultório e o dentista não solicitar a radiografia, saia correndo!

Junto com o exame clínico, a radiografia é o complemento para o dentista saber como realmente está a sua boca. O raio X é extremamente útil para o dentista já que serve para ele como método de diagnóstico.

Com raio X, o dentista é capaz de saber se existe cárie entre os dentes, se há perda de osso em caso de doenças na gengiva ou outros problemas que não se podem ver a olho nu e também planejar tratamentos ortodônticos.

No consultório é comum encontrar aparelhos de radiografia, ainda que existam clínicas especializadas para realizar trabalhos mais específicos. Por isso, se o dentista solicitar não receie em fazer. Não há porque preocupar-se com a radiação. Para que uma exposição possa trazer efeitos nocivos ao paciente ela teria que realizar 961 radiografias panorâmicas e convenhamos, é um número muito alto! Um outro comparativo: 8.333 radiografias periapicais equivalem a um dia de exposição ao sol.

Claro que o dentista sempre deve usar o avental de chumbo e o protetor de pescoço para garantir segurança ao paciente, sem isso, nem pense em realizar o exame.

Caso seja extremamente necessário durante a gravidez, a realização de exame radiográfico, o melhor período é entre o 2º e 3º trimestre de gestação. Para as crianças não há restrições do uso de raios X, desde que o benefício clínico seja maior do que os potenciais riscos de exposição a radiação, pois alguns órgãos das crianças têm uma maior sensibilidade à radiação do que os adultos.

Assim que o seu dentista solicitar um raio X, agradeça, porque se ele fosse o homem de aço talvez ele pudesse utilizar a visão de raio x para ver como está sua boca. E como certamente ele não é o Superman. Ele pedirá a radiografia e utilizará termos técnicos para referir-se às imagens solicitadas. Para saber em qual idioma seu dentista fala, veja quais são os tipos de radiografia.

Periapical

A radiografia periapical intrabucal, também é conhecida como proximal e registra imagem dos limites, posições e dos contornos dos dentes e dos tecidos vizinhos. Esse tipo de radiografia é mais útil no dia a dia.

Interproximal

Essa radiografia intrabucal também pode ser feita no consultório do dentista, buscando diagnosticar cáries entre os dentes. Nela se busca ver em um único filme a imagem dos limites, das posições e dos contornos das coroas dos dentes superiores e inferiores.

Oclusal

As radiografias oclusais (também intrabucais) também dão uma visão mais completa que a periapical. O filme radiográfico é colocado como se o paciente o mordesse. Na imagem se mostra o céu da boca, o lábio superior, a base do nariz, da língua, do assoalho da boca e do lábio inferior.

Panorâmica

A radiografia panorâmica é uma técnica que permite a reprodução da maxila e mandíbula em um único filme. Apesar de ter princípios de técnica que remontam quase 100 anos, ela possui uma vasta gama de indicações e vantagens que a tornam o exame complementar mais utilizado em Odontologia até os dias atuais.

Telerradiografia

Essa radiografia mostra o perfil panorâmico do crânio e da face. Este tipo de exame é solicitado para fazer uma análise ortodôntica.

Tomografia

A tomografia computadorizada é um método de alta precisão diagnóstica. Ela pode ser usada para identificar e delinear processos patológicos, visualizar posição exata de dentes retidos, avaliar os seios paranasais, diagnosticar traumas, pequenas fraturas internas, visualizar os componentes ósseos da articulação temporomandibular e os espaços para implantes dentários.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre radiografias odontológicas, na próxima consulta você pode mostra que sabe mais e perguntar para seu dentista: O Dr vai fazer um *exame periapical completo?

*Exame periapical completo: Técnica radiográfica Intrabucal contendo 14 radiografias periapicais. Este exame permite mapear toda a arcada dentária, fornecendo dados para um perfeito diagnóstico inicial.

*Fábio Bibancos é cirurgião-dentista especialista em Odontopediatria, Ortodontia e Mestre em Saúde Coletiva, formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Com consultório em São Paulo e no Rio de Janeiro, Fábio é autor de “Um sorriso feliz para seu filho” (CLA Editora),  “A Guerra dos Mutans”, “Boca!” e “Sorrisos do Brasil”, além de já ter sido eleito Empreendedor Social 2006 pela Schwab Foundation (ligada ao Fórum Econômico Mundial de Davos) e integrante do Fellow Ashoka (uma rede de empreendedores sociais presente em 65 países). Além de assinar uma coluna semanal neste espaço, está à frente do projeto Turma do Bem, a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o dentistas do bem.

[email protected]