ASSINE
search button

Saiba quais são os sete melhores restaurantes do Rio de acordo com o “NY Times”

Com a aproximação dos Jogos Olímpicos, jornal elege o melhor da gastronomia carioca

Compartilhar

Os Jogos Olímpicos estão chegando e, como não poderia ser diferente, nossa urbe maravilha está no centro das atenções de todo o mundo. Nessa quarta-feira, 20, o New York Times publicou uma lista com alguns restaurantes que merecem ser visitados na cidade. A jornalista Florence Fabricant contou que, em uma viagem ao Rio de Janeiro, consultou diversos cariocas para pedir recomendações de locais que tivessem tradição culinária ou ingredientes intrigantes do país e reuniu alguns que ela visitou e “ficaria feliz em voltar”. Entre eles, o Aprazível, em Santa Teresa, que ela diz ser um dos melhores lugares para provar comida tradicional, incluindo alimentos de rua como pães de queijo e acarajé, além de cordeiro, cabra, carne, bacalhau e moqueca. Claro que ela não deixou de citar a incrível vista da cidade e o local, “uma oportunidade para explorar o artístico bairro de Santa Teresa”.

O Bazzar, em Ipanema, também chamou atenção da jornalista, que contou que o legal é chique e perfeito para degustar saladas e pratos leves feitos com ingredientes locais como caju, palmito e mandioca. Além disso, ela ressaltou que a apresentação dos pratos é tão perfeita que é ideal para uma foto de Instagram. A Churrascarica Majórica não ficou de fora do radar: Florence falou sobre as toalhas engomadas, os acompanhamentos e, claro, as carnes – e sugeriu que os turistas experimentem o lombo ou o bife de alcatra.

A tradição da Confeitaria Colombo também foi listada no New York Times. O local, que, por mais de 100 anos tem conquistado cariocas e turistas com sua decoração belle époque, delícias portuguesas simples e pratos requintados, é perfeito para um chá da tarde. A famosa feijoada aos sábados também foi uma dica da jornalista. O Laguiole, que fica no segundo andar do Museu de Arte Moderna, no Centro, também chamou atenção, principalmente pelos pratos que misturam perfeitamente as culinárias francesa e brasileira, como o foie gras marinado em açaí. A carta de vinhos do local, claro, foi destaque na matéria.

O Lasai, comandado pelo chef Rafael Costa e Silva e sua esposa, Malena Cardiel, chamou atenção pelo cardápio que tem a colheita como destaque. O que não poderia ser diferente, afinal, eles têm um pequeno jardim na cidade e vários acres fora do Rio de Janeiro. O destaque foi o menu degustação, com mais de 12 pequenos pratos com apresentações inventivas – entre eles, uma folha tempura de acelga com purê de espinafre e diversos queijos brasileiros. Em Botafogo, o local tem decoração de madeira nua e tijolos, com vigas expostas e mesas espalhadas até perto da cozinha. Por último, o Satyricon, em Ipanema. O elegante restaurante italiano de frutos do mar foi recomendado por diversas pessoas a quem a jornalista consultou e ela aprovou: peixes, moluscos e crustáceos prescos e o imenso menu fizeram com que o Satyricon conquistasse seu lugar na lista.

Apesar de recomendar tantos lugares incríveis, Florence Fabricant não deixou de destacar os perigos da cidade – principalmente os problemas econômicos, o Zika vírus, o trânsito e os assaltos frequentes.

[email protected]