Jornal do Brasil

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

Heloisa Tolipan

www.heloisatolipan.com.br

Da moda à política: vida de Zuzu Angel é tema de exposição imperdível, no Rio

‘Ocupação Zuzu’ reúne 400 itens pertencentes a estilista, no Paço Imperial

Nesta quinta (14), o Rio de Janeiro abre os braços para receber a memória de uma das mineiras mais famosas da história brasileira. ‘Ocupação Zuzu’ é o nome da exposição retrospectiva que o Paço Imperial, no Centro da cidade, inaugura, relembrando a memória de Zuzu Angel, um dos maiores nomes da moda no país e forte militante política, por conta do desaparecimento de seu filho Stuart Angel, durante a ditadura brasileira.

A mostra foi um estouro e tanto em São Paulo, quando ficou em cartaz no espaço Itaú Cultural, levando mais de 45 mil pessoas aos domínios da exposição, quebrando o recorde do local. Agora, o Paço carioca, celebrando uma década de parceria com o centro cultural paulista, apresenta a mostra que deve fazer fila-de-rodar-o-quarteirão, até seu fim, marcado para o dia 2 de novembro.

Uma das criações de Zuzu Angel: em exibição no Paço Imperial, no Centro do Rio de Janeiro
Uma das criações de Zuzu Angel: em exibição no Paço Imperial, no Centro do Rio de Janeiro

Dentre os itens em exibição, 40 looks desenhados e criados por Zuzu estarão à mostra, de vestidos de noivas às roupas escuras que Angel usou, no período de luto pelo polêmico desaparecimento de seu filho.

Além da celebradíssima carreira na moda, a ‘Ocupação Zuzu’ não deixa de lado o teor político que sempre acompanhou a obra da estilista. Militante, a mostra reúne diversos documentos e cartas redigidos por Zuzu, quando, por exemplo, escreveu uma carta-manifesto ao então presidente Ernesto Geisel, denunciando as torturas e a perseguição política durante o período da ditadura. Além das cartas (tem uma para Chico Buarque, também!), estarão expostos artigos publicados por Zuzu em veículos da imprensa nacional e internacional.

Um panorama um tanto vasto de uma das mulheres mais importantes do cenário político-social e da moda no Brasil, a ‘Ocupação Zuzu’ reúne, majoritariamente, peças nunca antes vistas da carreira e obra da estilista, peça fundamental para entender as décadas de 60 e 70 no país. Programão imperdível!

'Ocupação Zuzu': mostra reúne cerca de 400 objetos relacionados à vida e a obra de Zuzu Angel, no Rio
'Ocupação Zuzu': mostra reúne cerca de 400 objetos relacionados à vida e a obra de Zuzu Angel, no Rio

colunaheloisatolipan@gmail.com

Tags: 70, anos 60, Arte, criações, desaparecido, documentos, em cartaz, exibição, exposição, Filho, heloisa tolipan, importante, itaú cultural, militante, mostra, mulher, ocupação zuzu, paço imperial, política, Rio de Janeiro, roupas, stuart angel, zuzu angel

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.